A Câmara Municipal de Aljezur, em reunião realizada no dia 1 de fevereiro de 2024, aprovou a atribuição de um apoio financeiro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aljezur no valor de 72.893,32 €,...

para a aquisição de uma ambulância de socorro que reforça a capacidade de resposta do corpo de bombeiros, no âmbito da emergência pré-hospitalar.

O Posto de Emergência Médica (PEM) do Corpo de Bombeiros de Aljezur foi constituído há mais de quatro décadas, mediante acordo com o INEM e funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, com recurso a ambulâncias do tipo B e uma guarnição de dois ou três bombeiros com formação adequada e especializada, no âmbito do SIEM.

Em 2011, o PEM dos Bombeiros Voluntários de Aljezur passou a integrar o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa do INEM, disponibilizando uma melhor e eficiente assistência às vítimas de paragem cardiorrespiratória.

O Município de Aljezur, no âmbito das suas competências e atribuições em matéria de proteção civil e do socorro às populações, reforça a capacitação do corpo de bombeiros, no âmbito da emergência pré-hospitalar, garantindo este equipamento necessário à prestação do socorro no local da ocorrência e o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado.