A Assembleia Municipal de Faro aprovou por unanimidade, no passado dia 25 de setembro, o Reconhecimento do Interesse Municipal da Rota da Estrada Nacional 2 (EN2).
Este reconhecimento, que acontece na sequência de proposta apresentada pelo executivo da Câmara Municipal de Faro, é resultado de uma análise criteriosa e comprometida com a valorização do nosso património histórico e cultural, destacando a importância da EN2 como rota turística que encontra em Faro o seu quilómetro final de chegada, permitindo que milhares de turistas visitem a nossa cidade e contribuam para a economia local.
A Estrada Nacional 2, conhecida como EN2, é a via rodoviária mais extensa de Portugal, estendendo-se ao longo de 739 quilómetros, ligando a nossa cidade de Faro, à pitoresca região de Trás-os-Montes, em Chaves, e desde a sua classificação como Estrada Nacional em 1945, tem desempenhado um papel vital na conexão de diferentes regiões de Portugal e na promoção do turismo local.
Em 2016, a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (AMREN2) foi criada, unindo esforços para promover e dinamizar os territórios atravessados por esta emblemática estrada e, em 2019, o Município de Faro aderiu à Associação, reconhecendo o potencial desta rota para impulsionar o turismo e a economia local.
Desde então, tem sido registado um aumento significativo no número de visitantes que percorrem a EN2, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da restauração, do setor hoteleiro e da promoção dos nossos espaços culturais e religiosos.
A promoção da EN2 não apenas enriquece a experiência dos viajantes, mas também torna o nosso concelho de Faro mais atrativo para investimentos económicos, criação de riqueza, geração de emprego e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios, sendo uma oportunidade de fortalecermos ainda mais a nossa ligação com a EN2 e de contribuir para o desenvolvimento do turismo em Faro.