O Município de Faro congratula publicamente a escritora algarvia Lídia Jorge pela atribuição do Prémio Pessoa 2025.
Autora e personalidade de grande prestígio nacional e internacional, Lídia Jorge, nasceu em Boliqueime e estudou em Faro, no Liceu Nacional, onde começou a ganhar o gosto pelas letras e pelo teatro. Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo sido professora do ensino secundário em Portugal, Angola e Moçambique, durante os últimos anos da guerra colonial.
Começaria a sua carreira literária em 1980, tendo atualmente uma obra vastíssima e profundamente ecléctica, que conta com romances, contos, ensaios, literatura infantil, peças para teatro, poesia ou crónicas, estando traduzida em mais de 20 línguas.
Ao longo da sua carreira, foi reconhecida com inúmeros prémios literários e condecorações nacionais e internacionais, tendo sido, entre muitos outros, condecorada em 2025 com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal ou, em 2013, considerada pela revista francesa Magazine Littéraire como uma das 10 vozes mais importantes da literatura estrangeira. Foi ainda reconhecida cátedras por várias universidades, nacionais e estrangeiras, e em 2015, recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Algarve.
No âmbito da sessão solene do 25 de abril, no ano passado, a Assembleia Municipal de Faro atribuiu igualmente a Medalha da Liberdade Livre a Lídia Jorge, uma distinção honorífica em homenagem ao poeta António Ramos Rosa e à sua obra “Poesia, Liberdade Livre”, reconhecendo a sua obra e o compromisso da escritora com a liberdade e a democracia.
Na ocasião de mais este importante galardão, que sublinha o seu contributo na projeção da literatura e da língua portuguesa no mundo, o Município de Faro celebra a escritora Lídia Jorge e salienta a importância do seu legado para toda a região do Algarve, para o País e para a história da cidade de Faro.
CM Faro




