Será dinamizada uma apresentação da obra de José Saramago através da leitura de excertos de diferentes livros do autor, pela atriz Sónia Barradas e pelo grupo Bocados Brutais. O público participante será também convidado a visitar a exposição de pintura “Saramago Mediterrâneo”.
A Biblioteca Municipal José Saramago de Odemira, como membro fundador da Rede de Bibliotecas José Saramago, foi convidada a integrar o programa das Comemorações do Centenário de José Saramago. O Prémio Nobel da Literatura nasceu a 16 de novembro de 1922, tendo a Fundação José Saramago entendido iniciar as comemorações do centenário a 16 de novembro de 2021, com uma programação internacional que decorrerá até ao final do próximo ano. Em Odemira a data é assinalada com uma sessão dedicada à vasta obra do escritor e várias atividades ao longo de 2022, com o objetivo de homenagear Saramago e divulgar a sua relevância na história cultural e literária em Portugal e no Mundo.
Exposição “Saramago Mediterrâneo”
A exposição de artes plásticas “Saramago Mediterrâneo” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, no horário 10h00/13h00 e 14h00/18h00, no Espaço CRIAR, na Travessa do Miradouro, em Odemira. A exposição integra a programação do Festival Sete Sóis Sete Luas e conta com a participação de 41 artistas de vários países da Rede Sete Sóis Sete Luas (Marrocos, Cabo Verde, Portugal, Itália, Espanha, França) que colaboraram com o Festival durante os seus 29 anos de existência, que foram desafiados a criar na tela uma homenagem a José Saramago.