O Município de Odemira foi distinguido, pelo terceiro ano, pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), por adotar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

Esta distinção resulta do reconhecimento do projeto Cui(Dar)+, materializando-se na atribuição do selo de mérito que certifica a importância e a qualidade do trabalho desenvolvido.

A 3ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, distinguiu 59 autarquias nacionais com o selo de mérito após avaliação mediante critérios definidos em regulamento. A iniciativa, que tem como objetivo distinguir e amplificar as melhores práticas de apoio em benefício dos cuidadores informais, implementadas por municípios e freguesias do território nacional português, atribui anualmente o selo de mérito às autarquias que dão resposta às necessidades dos cuidadores informais.

O projeto Cui(DAR)+, implementado pela TAIPA - Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, com financiamento do Município de Odemira, continua a ser uma aposta da intervenção social desenvolvida pela autarquia, que tem revelado um positivo impacto na melhoria da qualidade de vida dos cuidadores informais e das pessoas cuidadas do concelho.  Assente na dinamização de uma estrutura de apoio e de acompanhamento aos cuidadores informais, através do Gabinete de Apoio ao Cuidador, presta apoio psicológico, orientação e encaminhamento social e promove o Descanso do Cuidador. A iniciativa dinamiza ainda um conjunto de ações de sensibilização e capacitação na área da prestação de cuidados a cuidadores informais e formais.