Uma dessas ações está a ser concretizada através do projeto “Diabetes em movimento”, dirigido a pessoas entre os 65 e os 80 anos, onde cada utente é contactado e acompanhado telefonicamente, sendo recomendada a prática de atividade física habitual através de vídeos disponibilizados na plataformahttps://diabetesemmovimento.wordpress.com/videos/.
Também na adaptação às novas tecnologias está o grupo de Marcha e Corrida de VRSA que, perante a suspensão das sessões presenciais, continua a prestar apoio regular na sua página Facebook através da disponibilização de vídeos semanais específicos para os 3 tipos de atletas que frequentam o projeto nas suas diversas modalidades (marcha, corrida e utentes com mais de 60 anos).
As aulas online (2-3 minutos cada) são elaboradas pelos habituais professores e incluem sugestões para a ativação muscular em casa.
Durante estes meses, estão também previstas sessões de alimentação com os atletas deste projeto, através de uma plataforma de apoio a sessões em grupo.
Igualmente neste âmbito, a Junta de Freguesia de VRSA disponibiliza o serviço “Junta em Movimento”, o qual promove e incentiva a prática de exercício físico neste período de isolamento através da plataforma “Ser ativo em casa”, do IPDJ.
O principal objetivo destas ações é permitir que os munícipes possam continuar a usufruir de atividade física orientada e adaptada às suas capacidades/necessidades, contribuindo assim para a melhoria do bem-estar e da saúde.
Página do projeto Marcha e Corrida de VRSA:
Por: CM VRSA