A assinatura destes acordos permite aos municípios assumir a gestão de edifícios públicos atualmente sem utilização, promovendo a sua reabilitação e valorização sustentável.
Para São Brás de Alportel, esta transferência representa a oportunidade de transformar a antiga Casa de Cantoneiros das Bicas da Serra, única no concelho, localizada estrategicamente à beira da EN2 na entrada norte do território, num espaço que beneficie a comunidade e o turismo local, mediante a criação da Casa das Bicas.
O evento, promovido pelo Ministério das Finanças, contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ESTAMO, Ricardo de Oliveira e Sousa, do Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes, e do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
Com a transferência da gestão para o Município, a Câmara pretende, através de candidatura ao Programa Comunitário Portugal 2030, reabilitar e reconverter o edifício, criando um espaço de acolhimento na serra do Caldeirão, com pequena unidade de alojamento, ponto de informação turística, espaço polivalente para atividades e uma paragem para degustação de produtos locais. Este projeto integra-se na estratégia de valorização da Rota da EN2, complementando a Casa Memória da EN2, que celebra este ano o 5º aniversário da sua abertura.
Com esta iniciativa, São Brás de Alportel reforça o seu compromisso em proteger o património local, dinamizar a economia e criar infraestruturas que beneficiem a comunidade e os visitantes.
CM de São Brás de Alportel








