No Dia Mundial do Ambiente, que se celebra internacionalmente a 5 de junho, data escolhida para festejar o dia em que teve início a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, o Município de Albufeira irá dar a conhecer um conjunto de boas práticas desenvolvidas pela comunidade, no âmbito de um projeto que intitulou «Eu Dou o meu Melhor pelo Ambiente».

A iniciativa dirige-se a toda a comunidade albufeirense (escolas, associações e pessoas a nível individual ou em grupo), bem como a residentes noutros concelhos.

Os interessados deverão enviar os seus trabalhos, sob a forma de exposições/maquetas, filmes, peças de teatro, canções, trabalhos manuais, hortas biológicas, compostagem, reciclagem, entre outras, desde que abordem temáticas ligadas ao ambiente. As propostas deverão ser enviadas para o email: educacao.ambiental@cm-albufeira.pt, acompanhadas dos seguintes elementos: Título da Boa Prática| Breve Descrição, Máximo de 5 fotografias (caso se justifique), Nome do (s) autor (es), Nome do estabelecimento, Concelho.

No dia 5 de junho, os trabalhos que forem aceites, por se considerar serem exemplos de boas práticas, serão partilhados na página de Facebook do Município acompanhadas do seguinte hashtag #eudouomeumelhorpeloambiente.

Refira-se que a comemoração do Dia Mundial do Ambiente tem por objetivo alertar as populações e os governos para a necessidade de reconhecerem a importância do ambiente, de uma melhor qualidade de vida e a fomentarem práticas de desenvolvimento sustentável com vista ao bem-estar da Humanidade e das gerações futuras.

Recorde-se que todos os anos, a autarquia assinala a efeméride com peças de teatro, música e várias atividades de sensibilização ambiental dedicadas aos Jardins de Infância, Escolas do 1º Ciclo e utentes dos Centros de Dia do concelho. “Este ano, devido à pandemia provocada pela Covid 19, não nos é possível celebrar da mesma forma. No entanto, não podíamos deixar passar a data em branco, pelo que decidimos dar corpo a este projeto que irá permitir saber o que cada cidadão, cada escola, cada associação, cada lar, cada comunidade, faz em prol do Ambiente, para posteriormente divulgarmos essas boas práticas junto do maior número possível de pessoas”, refere o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. José Carlos Rolo sublinha que “é fundamental saber valorizar as ações desenvolvidas pelos cidadãos em prol do meio ambiente, bem como incutir na comunidade a urgência de adotar medidas que contribuam para uma boa gestão e proteção dos recursos naturais”.

 

Por: CM Albufeira