O Município de Albufeira lançou um inquérito à população portadora de deficiência, com vista a planear de forma mais eficaz respostas que promovam a inclusão social no concelho.
O inquérito já foi distribuído nas associações que trabalham na área da deficiência e pode ser respondido online e de forma presencial, no Espaço Integrar ou
através de visita domiciliária. A autarquia apela a quem possua, ou tenha alguém a seu cargo com deficiência ou doença prolongada de natureza física, mental ou sensorial, que lhe provoque limitações no seu dia-a-dia, que colabore na resposta ao inquérito.
 
«Saber quantos são, que deficiências têm, quais as principais incapacidades e que recursos dispõem é um passo essencial para poder planear respostas promotoras de inclusão e que estejam adequadas às necessidades reais da população com deficiência e dos seus cuidadores», afirma a vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que consciente da importância desta situação, decidiu lançar um inquérito à população com deficiência a residir no concelho.
Ana Pífaro, que é responsável pelo pelouro da Família e da Saúde, sublinha que «a aplicação do questionário irá permitir à Autarquia dispor de informação atualizada, com dados reais, que para além da correta caracterização da população portadora de deficiência, constitui uma ferramenta de trabalho imprescindível para melhorar osserviços prestados na área da deficiência».
 
O inquérito já se encontra a decorrer, estando a ser distribuído pelos diversos serviços e associações que trabalham na área da deficiência.
A participação no inquérito é voluntária e o questionário totalmente anónimo e confidencial, podendo, também, ser respondido, de forma presencial, no «Espaço Integrar», a funcionar no Parque Lúdico de Albufeira, ou através de visita domiciliária, em que será aplicado por técnicos da Autarquia devidamente habilitados parao efeito, garantindo-se sempre o sigilo do contacto. 
 
Refira-se que os dados preliminares recolhidos no âmbito do presente inquérito irão ser apresentados publicamente no «IV Encontro do ODDH – Encontro – Deficiência, Políticas Públicas e Direitos Humanos», que irá decorrer no próximo dia 13 de dezembro, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa.
 
 
Por: CM Albufeira