Autarquia reforça apoio às equipas do Centro de Saúde de Faro para serviço domiciliário. Viatura cedida ao Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa está a garantir distribuição de alimentação a alunos carenciados

O Município de Faro cedeu uma viatura automóvel ao Centro de Saúde de Faro e outra ao Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa. A cedência ao Centro de Saúde visa dar aos profissionais de saúde das unidades do Centro de Saúde de Faro mais um meio de transporte para fazer apoios domiciliários aos utentes do concelho, enquanto o automóvel ligeiro de passageiros cedido ao Agrupamento tem como objetivo o apoio a escolas mais periféricas, estando, de momento, a ser usada para distribuição de alimentação aos alunos carenciados que não podem deslocar-se ao refeitório.

Já no mês de abril, a autarquia tinha cedido à Unidade de Saúde Familiar Ossónoba, para reforçar o serviço de apoio domiciliário, quatro bicicletas elétricas – num investimento municipal de 4.515 euros – e uma outra viatura, igualmente um automóvel ligeiro de passageiros, para todas as unidades do Centro de Saúde que prestam apoio domiciliário a utentes incluindo entrega de medicamentos, mudança de pensos ou acompanhamento de doentes.

 “Foi um pedido que nos foi feito, nas várias reuniões que tivemos no âmbito da preparação para o processo de descentralização de competências na área da Saúde, uma vez que as viaturas que existiam anteriormente para este tipo de apoio domiciliário tinham de ser partilhadas e muitos profissionais de saúde até já usavam as suas próprias bicicletas para fazer estas deslocações domiciliárias”, explica o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau.

A autarquia resolveu assim aceder a este pedido para ajudar a colmatar estas carências, permitindo agilizar e aumentar o número de apoios domiciliários, evitando simultaneamente um maior aumento de afluência às unidades de saúde do concelho.

 

Por: CM Faro