Atividades presenciais do «Programa Faro Sénior» foram interrompidas mas autarquia continua a promover iniciativas para estar em contacto com os munícipes mais idosos

O Município de Faro continua a acompanhar e a apoiar os seniores do concelho.

O mais recente projeto é um livro de receitas de cozinha, elaborado pelo Gabinete de Apoio ao Idoso da autarquia, com o apoio da Provectus e do projeto Prato Certo (In Loco), intitulado «Culinária Fresca para Seniores».

Conscientes de que a alimentação dos menos jovens é uma preocupação, ainda para mais com a chegada das altas temperaturas, o Gabinete de Apoio ao Idoso criou este projeto que apresenta sugestões e propostas de alimentação que incluem, por exemplo, a necessidade de ingerir água. Para aumentar o seu consumo, são sugeridas dezenas de receitas para tornar o verão mais fresco e saudável para todos, como por exemplo, águas aromatizadas, entre outras.

Este livro já foi enviado por correio para cerca de 250 munícipes idosos do concelho que estiveram em contacto com o Departamento de Desenvolvimento Social e Educação da autarquia nos últimos dois anos.

Os restantes munícipes idosos poderão solicitar o livro naquele serviço, sito na Praça José Afonso, n.º 1, Faro.

Recorde-se que, devido à pandemia, o Município de Faro foi forçado a interromper o «Programa Faro Sénior» e as várias atividades presenciais que promovia junto dos mais idosos.

No entanto, o Gabinete de Apoio ao Idoso procurou respostas alternativas para contornar o facto de não poder estar próximos fisicamente dos seniores e assim ajudar a resolver os seus problemas.

Durante o período de confinamento, foram contactados os idosos que já se tinham relacionado com os serviços em ocasiões anteriores e encaminhadas para apoio alimentar ou outros tipos de apoio todas as situações que o justificavam.

Foram ainda instalados equipamentos de teleassistência e atribuídas dezenas de cartões que permitem obter medicação de forma gratuita.

 São também acompanhados semanalmente, via telefone, os idosos mais sozinhos e foi iniciado o envio de jogos e atividades para casa destes munícipes com o objetivo de se manterem intelectualmente ativos.

Com as várias iniciativas, o Gabinete de Apoio ao Idoso do Município procura combater a solidão e a estimular a promoção de uma vida com mais saúde (física e mental) entre a população mais idosa do concelho.

Por: CM Faro