Regresso ao trabalho e atendimento presencial começam a acontecer a partir de hoje, dia 18 de maio, respeitando condições de segurança para trabalhadores e restantes utentes

Face ao levantamento das restrições que vigoraram durante o estado de emergência em todo o País, o Município de Faro prepara-se para proceder à reabertura gradual dos seus serviços a partir de hoje, dia 18 de maio. Esta reabertura obedece a um conjunto de condições e normas que garantam totalmente as condições de segurança necessárias à proteção dos trabalhadores e restantes utilizadores dos edifícios e espaços municipais.

Tendo em conta os riscos associados ao Covid-19, o Município recomenda que nesta, fase, continue a ser mantido o distanciamento social entre pessoas e evitadas quaisquer deslocações desnecessárias aos equipamentos municipais, onde o uso da máscara passa a ser obrigatório.
Assim, sempre que possível, deve ser privilegiado o contacto telefónico ou eletrónico com os serviços municipais. Caso este tenha de ser necessariamente presencial, só será realizado com marcação prévia e em espaços que deverão ter uma barreira física (acrílico ou vidro), por forma a garantir o distanciamento e proteção dos envolvidos.

Todas as pessoas que pretendam aceder aos vários serviços da autarquia terão a temperatura corporal medida, sendo-lhes negado o acesso às instalações caso o registo seja superior a 37,5 graus centígrados.
Será ainda limitada, no interior das instalações, a circulação de pessoas (trabalhadores, clientes, fornecedores ou visitantes) e o número de utentes ou visitantes na receção ou área de atendimento, de forma a manter o distanciamento mínimo de dois metros entre si, ao mesmo tempo que também serão reorganizadas as áreas de trabalho para garantir a mesma distância mínima entre trabalhadores
Nesta fase de reabertura gradual, o teletrabalho será também mantido para vários trabalhadores, em função da sua situação etária, clínica ou familiar e, sempre que necessário, existirá rotação entre equipas presentes fisicamente no local de trabalho, de forma a assegurar o distanciamento recomendado. Em linha com o Plano de Contingência ativado pelo Município, mantêm-se preparadas áreas de isolamento para eventuais casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Os trabalhadores da autarquia foram ainda sensibilizados para um conjunto de regras de prevenção, nomeadamente de etiqueta respiratória, lavagem correta e higienização das mãos, funcionamento e gestão dos vários espaços e utilização dos equipamentos de proteção individual de acordo com os respetivos serviços. Deve ser evitada a partilha de objetos ou equipamentos de trabalho e o trabalho em grupo (reuniões de trabalho à porta fechada).

Paralelamente, todas as áreas de trabalho vão ser alvo de limpeza e higienização profunda, de acordo com as recomendações da Autoridade de Saúde, com particular atenção para as áreas comuns, de atendimento e com maior frequência de utilização.

Todas as medidas tomadas pelo Município estão em constante monitorização e poderão vir a ser revistas, mediante novas orientações que venham a ser definidas pela Autoridade de Saúde.

 

Por: CM Faro