O concelho de Monchique, as suas serranias, o rico património natural, bem como a genuinidade das suas Gentes, têm sido elemento enquadrador de diversas manifestações artísticas e também o berço, de nascimento e de adoção, de reconhecidos artistas, escritores, poetas e de tantos outros talentos pela sua única e inspiradora essência.

Através da Língua e a literatura portuguesas têm-se construído importantes veículos privilegiados da nossa Identidade e Cultura tão particular, através das quais é reconhecida a Universalidade do nosso povo, cabendo também às autarquias, promover a sua preservação e difusão.

A arte em geral como linguagem universal e ponte entre povos, tem reconhecido em Monchique um local privilegiado para a criação e produção artística, prova disso é o elevado número de artistas de variadas formas de expressão que escolhem o nosso concelho como base das suas criações e também da sua própria vida.

Neste âmbito, o Município de Monchique promove o Prémio Artístico e Literário de Monchique, destinado a galardoar trabalhos de reconhecida qualidade, nas áreas da Prosa, Poesia, Escultura, Fotografia e Pintura, estimulando a escrita e a criação artística como ícone da História deste concelho e das suas Gentes.

No presente ano, e dada a situação de pandemia que passamos, o Município de Monchique, no âmbito da sua área de atuação e das medidas implementadas no combate ao Coronavírus, pretende promover uma ocupação salutar em época de isolamento, contribuindo para a saúde mental e bem-estar de todos os munícipes. Neste sentido, o município dinamiza este Prémio Artístico e Literário, fomentando assim as capacidades cognitivas e estimulando a criatividade e a atividade nesta época de isolamento social.

O presente concurso visa a valorização de ideias e/ou trabalhos com a temática "Liberdade".

No mês em que se comemora a Liberdade, essa motivação não podia ter mais expressão e significado.

  Estimular a criatividade, o raciocínio e a capacidade cognitiva; Promover um apoio económico e social nesta época excecional, sendo um complemento a todo o apoio dado e criado para este fim; Promover a criação artística e o seu estímulo; Criar e/ou consolidar atividades de expressão artística no concelho, são os grandes objetivos desta iniciativa.

As áreas a concurso são: Prosa, Poesia, Escultura, Fotografia e Pintura  e serão atribuídos prémios monetários aos 3 melhores trabalhos de cada área.

Todas as informações e especificidades sobre a formalização de candidaturas estão presentes no portal do Município de Monchique.

 

Por: CM Monchique