O Município de Ourique saúda a reabertura do Posto dos CTT, sob administração direta da empresa, a partir da próxima segunda-feira, em linha com o sentido das obrigações da concessão do serviço público postal universal do Estado a uma entidade privada.

A reabertura do Posto dos Correios sob administração direta dos CTT foi reivindicada desde o primeiro momento em que nos foi comunicado o encerramento da operação pela empresa. A reabertura será tanto mais uma boa notícia quanto vier acompanhada de uma melhoria da qualidade do serviço postal, em especial das rotinas de expedição e distribuição da correspondência pela população.

Em 2013, o governo PSD/CDS privatizou os CTT e definiu as regras de concessão do serviço público postal universal a um privado.

Em outubro de 2018, o Município de Ourique manifestou-se contra o encerramento da operação direta do serviço postal universal no seu território, em carta enviada ao Presidente da República, ao Primeiro Ministro, à ANACOM, que supervisiona a concessão, à ANMP e à CIMBAL.

Em 2018, houve 33 concelhos que ficaram sem estações de correios administradas diretamente pelos CTT.

Em maio de 2019, em carta ao CEO dos CTT, concessionário privado do serviço postal por vontade do PSD/CDS, o Município de Ourique protestou pelos sustentados de atrasos na distribuição de correspondência do Município de Ourique, tendo posteriormente e em diversos momentos sublinhado a sua insatisfação com a degradação do serviço de envio, distribuição e receção, nomeadamente junto da ANACOM, como entidade reguladora.

O Município de Ourique agradece o contributo dado pelo privado na manutenção da prestação dos serviços, quando a anterior Administração dos CTT decidiu retirar-se do território de Ourique.

O Município de Ourique, num momento em se aproxima a oportunidade da renovação ou não da concessão do serviço público postal universal a um privado, espera que à reabertura do Posto dos Correios sob administração direta dos CTT corresponda uma efetiva melhoria da qualidade do serviço de distribuição da correspondência, que tantas perturbações tem provocado na vida das pessoas, das empresas e das instituições.

O Município de Ourique, com uma visão integrada das necessidades e do território, continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural, mantendo uma especial atenção à prestação de serviços públicos, concessionados ou não, essenciais para a qualidade de vida das pessoas.