Depois de VRSA, também a freguesia de Vila Nova de Cacela irá contar com uma Zona de Apoio à População (ZAP), uma estrutura que, em caso de necessidade, estará a postos para dar uma resposta rápida a possíveis situações de emergência e auxílio.

O equipamento foi criado em articulação com a Subcomissão de Proteção Civil COVID-19 e a Autoridade Local de Saúde e está localizado no Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Cacela.

Este recurso permitirá acolher grupos específicos que necessitem de ficar em isolamento e alojar pessoas que já estejam contaminadas com a Covid-19 (ou sejam suspeitas de contaminação), prevenindo assim a infeção de familiares e restante população.

No total, serão criadas 47 camas nas devidas condições de higiene e segurança, com separação de áreas e circuitos próprios de sujos e limpos, de forma a evitar focos de contágio. Destas, 31 camas serão destinadas a confinamento e as restantes 16 a isolamento, existindo para o efeito duas salas distintas.

O apetrechamento do local esteve a cargo do município de VRSA, através da doação de diversos materiais - como lençóis, mantas, almofadas, toalhas, cadeiras, mesas, entre outros - por parte dos funcionários da Câmara Municipal, empresários e comunidade em geral, tendo sido posteriormente entregues à Autoridade Local de Saúde.

Todas as ações de limpeza, higienização e desinfeção do espaço, vigilância e fornecimento das refeições serão da responsabilidade do Município.

Para efeitos de criação da ZAP, foi destinado o Pavilhão Desportivo de Cacela por reunir as seguintes condições:

- Área suficiente para a colocação de camas em que seja respeitada a distância de segurança mínima;

- Existência de balneários e sanitários em número suficiente que permita a higiene de doentes e pessoal médico e auxiliar em separado;

- Chão e paredes laváveis que permitem a limpeza de acordo com as medidas de higienização de instalações hospitalares;

- Fácil acesso de ambulâncias e profissionais de saúde ao local.

A instalação deste equipamento representa mais um esforço do município de VRSA para implementar medidas e desenvolver ações que visem não só a minimização do contágio por COVID-19 no concelho mas, também, o apoio à população afetada ou em situação de vulnerabilidade.

 

Por: CM VRSA