O Museu Municipal de Faro (MMF) teve, em 2023, o maior número de visitantes dos últimos anos.

Trinta e oito mil, duzentos e vinte e três (38 223) pessoas entraram neste espaço municipal, número que supera o anterior máximo, atingido em 2019 (que foi de 36 516).

Maioritariamente, quem quer conhecer o MMF são turistas estrangeiros, mas os números, relativamente a 2019, aumentam, quer em relação aos nacionais, quer aos que vêm de outros países.

Para que se atingissem estes resultados contribuíram algumas das exposições, como a que permitiu ver algumas das emblemáticas obras de Manuel Baptista, de Joaquim António Viegas, bem como o ciclo da Artadentro, as salas da pintura antiga e os tesouros nacionais, que são visitáveis neste espaço.

Importa, igualmente, salientar, que o MMF não se limita a organizar exposições, mas desenvolve uma atividade constante, como o que toca às visitas orientadas, bem como à intervenção comunitária e à realização de obras de conservação e restauro, temáticas que conferem uma importante dinâmica a este espaço, onde trabalha uma equipa técnica diversificada e reconhecidamente competente. Outra das importantes facetas da sua ação relaciona-se com o que se faz no âmbito do Programa Escolar, que envolveu igualmente, em 2023, mais 900 participantes do que em 2019. Para além disso, não devemos esquecer que também ali funcionam um serviço de arqueologia, museografia, inventário e investigação, secretariado e vigilância, contribuindo, todos, para o papel de referência que o MMF tem na divulgação e valorização do património cultural da cidade.

“O museu continua a ter muitos visitantes, sinal de que o turismo cultural pode ser bem-sucedido na cidade”, comenta, a propósito destes números Marco António Lopes, diretor deste espaço e Chefe de Divisão de Museus, Arqueologia e Património Cultural, salientando que “novos desafios se esperam para este ano, com mais exposições, com os serviços educativos, o restauro e eventos que estamos a preparar e que, certamente, vão ser apelativos para o nosso público”.

Neste momento, o MMF está encerrado, devido à realização de obras, que decorrem desde o início do mês de fevereiro. Os trabalhos, que seguem a bom ritmo, permitirão que este espaço ganhe novas funcionalidades, tornando-se mais cómodo, confortável e acessível a todos e, logo, potenciando o aumento e o interesse dos visitantes.

Do mesmo modo, as equipas que trabalham nestas instalações passarão a ter melhores condições de trabalho, especialmente o setor de restauro, que ganhará um novo local, mais adaptado às necessidades do serviço.

Durante o período de encerramento do museu (que se prevê que seja de três meses), as atividades, adaptadas a outros pontos que não as instalações do museu, vão continuar a ter lugar, nomeadamente no Museu Regional, na Galeria Trem e na Ermida de Santo António do Alto, que funcionarão nos horários normais.