O ciclo Conversar é o melhor Remédio, parceria entre o Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra, está de regresso este sábado, 15 de agosto, às 18h00,

num sunset ao ar livre e no cumprimento das medidas de segurança recomendadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), com o neurocirurgião Raimundo Fernandes a explicar “como ter uma velhice saudável”.

A entrada é livre, mas sujeita às medidas de segurança determinadas pela DGS.

 Numa conversa ao fim da tarde e ao ar livre no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, está de regresso o ciclo Conversar é o Melhor Remédio, uma parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra.

Este sábado, 15 de agosto, às 18h00, Raimundo Fernandes, neurocirurgião, vai explicar quais as estratégias para “ter uma velhice saudável”.

Como sempre, a entrada é livre, ainda que sujeita às medidas de segurança determinadas pela DGS, nomeadamente distância física e uso de máscara.

 Hoje, a idade já não se mede só pela data de nascimento que consta no Cartão de Cidadão.

 A este dado pode ser acrescentado o comprimento dos telómeros, ou seja, a extremidade dos cromossomas que protegem o ADN.

Manter o prolongamento dos telómeros é o mesmo que manter as células jovens.

O corpo conserva os mecanismos biológicos de proteção e os sistemas de defesa mantêm o processo imunológico ativo, contra vírus, bactérias e células malignas.

Parece simples e o neurocirurgião Raimundo Fernandes explica-nos o que cada um de nós pode fazer para que isso aconteça.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Raimundo Fernandes foi bolseiro da Fundação Gulbenkian para investigação em débitos cerebrais, em Londres.

É chefe de serviço de Neurocirurgia desde 1979 e diretor do serviço desde 2000.

Raimundo Fernandes foi vice-presidente e presidente da Sociedade Luso-Espanhola de Neurocirurgia durante dois anos, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia durante três anos.

 Integrou a comissão diretiva do Serviço de Urgência, Comissão Médica e Comissão de Integração Médica dos Hospitais da Universidade de Coimbra durante três anos.

 Conversar é o melhor Remédio - Médicos na Exposição é um programa de conversas informais com médicos de diferentes especialidades.

Desenvolvido em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra, todos os terceiros sábados do mês, um médico da instituição de saúde vai ao Exploratório conversar com o público sobre uma diferente temática, todas relacionadas com saúde e medicina.

 O programa desenvolveu-se ao longo de 2018 e 2019, este último ano com uma média de meia centena de participantes por sessão, e prossegue agora com esta segunda conversa, depois de uma interrupção de quatro meses devido à situação de pandemia, a partir de temas em diferentes áreas da medicina como Neurocirurgia, Oftalmologia, Cirurgia Vascular e Urologia.

 Por: Exploratorio