O Município de Olhão volta a associar-se, no dia 22 de março, à celebração do Dia Mundial da Água, que este ano tem como tema «Água para a Paz».

A edilidade desafia a população a participar numa marcha que começa pela manhã na zona ribeirinha da cidade e, à noite, incentiva a população a fechar a torneira durante uma hora, entre as 22:00 e as 23:00.

Todos os olhanenses estão convidados a participar no evento intitulado “Marcha Pela Água e Protege o Planeta!”, que começará às 10:00 do dia 22 de março, sexta feira, na zona ribeirinha da cidade. O objetivo inicial será a formação do número “60” (símbolo da Hora do Planeta) por todos os participantes, que de seguida percorrerão algumas ruas da cidade.

Com esta marcha, o Município e a população aproximam-se da concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), com os quais se pretende promover uma saúde de qualidade (ODS3), criar cidades e comunidades mais sustentáveis (ODS11) e focar na necessidade de adotar medidas urgentes para acabar com as mudanças climáticas (ODS13).

O Município vai também associar-se, neste dia, à Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), que promove a ação “H2Off - Hora de Fechar a Torneira”, incentivando os olhanenses a não abrirem as torneiras durante uma hora, ou seja, estarem sem qualquer consumo de água, entre as 22:00 e as 23:00, num gesto deliberado e consciente.

Com este pequeno gesto pretende-se estimular a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso, essencial à vida, seja mais eficiente e equilibrado, e reforçar a grave problemática da seca que se vive atualmente em várias zonas do mundo e, em particular, na nossa região.

Ao longo do tempo, a escassez de água potável disponível tenderá a agravar-se ainda mais, devido ao impacto das alterações climáticas e ao crescimento das populações, podendo gerar situações de conflito entre os povos.

Com a participação nesta iniciativa, o Município pretende sensibilizar a população e demonstrar o empenho e compromisso pela defesa de um planeta mais sustentável.