A «Noites de Lua Nova» estão de volta no próximo sábado, dia 24 de fevereiro (21h00), desta feita na Tipografia União.

Esta atividade, dinamizada pela Associação Cultural Música XXI, com o apoio do Museu Municipal de Faro (MMF), dará a conhecer os segredos deste espaço, em tempos, fundamental para a região. A Tipografia União, que funcionou entre 1909 e 2013 e está prestes a tornar-se num núcleo museológico da imprensa escrita no Algarve.

Nesta visita, o público poderá ter acesso, não só às salas de redação, onde as ideias se tornavam notícia, mas também àquele espaço onde os trabalhadores transformavam as notícias em matéria palpável: a oficina.

A visita contará com a presença de Alexandra Gonçalves (UALG), responsável pela equipa que realizou o estudo para a criação do núcleo museológico. Mostrará que a história daquele espaço não se confina a Faro, mas abarca uma região culturalmente relevante, bem como dará a conhecer o projeto de futuro que ali será implementado. Presente estará, também, a investigadora Patrícia Palma, que revelará pormenores de um mundo invisível, mas que marcou a vida desta tipografia.

Haverá, ainda, um momento cultural, com César Matoso, Joana Coelho e Vítor Pereira e a criação dramatúrgica terá a assinatura de Ana Oliveira e António Gambóias.

A entrada é livre, mas poderão participar um máximo de 30 pessoas, pelo que os interessados deverão fazer a sua inscrição através do email Reservas: musicaxxi@gmail.com.