Após a conclusão da empreitada de construção da nova ponte sobre o rio Gilão, na ligação do Largo da Caracolinha à Rua do Cais, o Município de Tavira decidiu submeter a votação, entre 17 e 30 de maio, o topónimo a atribuir a esta infraestrutura.

De acordo com as propostas discutidas e aprovadas, por unanimidade, pela Comissão Municipal de Toponímia, em reunião realizada no passado dia 04 de maio, encontram-se em votação os seguintes nomes:

 

- Ponte dos 500 anos

 Este topónimo pretende evocar a efeméride dos 500 anos da elevação de Tavira, de vila a cidade, pelo rei D. Manuel I, a 16 de março de 1520. A comemoração desta data ocorreu no ano de 2020 e coincidiu com o começo da construção da nova ponte sobre o Gilão.

- Ponte Gilão

Este topónimo visa destacar a importância geoestratégica do rio Gilão na construção da própria cidade. O antigo porto de Tavira, sediado neste rio, permitiu o enriquecimento e a afirmação naval, mercantil e militar de Tavira, nos séculos XV-XVI. Através do Gilão chegaram riquezas e partiram muitos navegadores.  

- Ponte dos Navegadores

Este topónimo tem como objetivo homenagear todos os navegadores, nomeadamente, os ligados a Tavira: João Vaz Corte Real e seus filhos, Gaspar e Miguel Corte Real, assim como João Arias, natural de Tavira, um dos grumetes de Cristóvão Colombo. Também Fernão de Magalhães escolheu um marinheiro de Tavira para integrar a sua tripulação. Já Vasco da Gama, na sua expedição, levou uma nau chamada “Bérrio”, provavelmente construída nas tercenas de Tavira pela família Bérrio.

Cabe, agora, aos tavirenses “batizar” a nova ponte, através do processo participativo online.

Vote!

+ info: http://participacaopublica.cm-tavira.pt/

 

Por: CM Tavira