Intervenção entre Av. Gulbenkian e Rua do Alportel visou contribuir para melhoria da circulação automóvel e criação de novo ponto de atratividade e visibilidade

A empreitada para implantação de uma nova rotunda no cruzamento entre a Avenida Calouste Gulbenkian e a Rua do Alportel está praticamente concluída. Esta intervenção, que vai contribuir para a melhoria significativa da circulação automóvel numa zona nevrálgica da cidade de Faro, também serviu para criar um novo ponto de atração que assinala o fim da Estrada Nacional 2 (EN2), que atravessa todo o País, ao longo de 738 quilómetros, de Chaves a Faro.

A nova rotunda, que permitiu retirar daquele local a anterior sinalização semafórica, conta agora com uma estrutura semi elevada, com dez metros de diâmetro, em que está desenhado, em calçada portuguesa, o número 738, que remete para o quilómetro final desta rota. Ao centro da rotunda, foi ainda recolocado o marco original da EN2, que ao longo dos últimos anos se tornou um símbolo para os viajantes que completam este mítico percurso que já é também um produto turístico.

A obra, que integrou o plano municipal de recuperação da rede viária e espaço público “Faro Requalifica 5”, foi adjudicada no dia 25 de novembro à Sociedade José de Sousa Barra Filhos pelo valor de 229.112,42 euros e contemplou ainda intervenções a nível de pavimentos, sinalização, infraestruturas de iluminação pública e telefónicas.

Com esta intervenção, o Município de Faro visou assegurar mais condições de segurança para automobilistas e transeuntes numa zona habitualmente com trânsito muito denso, ao mesmo tempo que cria um novo ponto de atratividade e de visibilidade relativamente ao ponto de chegada da EN2.

 

Por: CM Faro