A proposta de Orçamento para 2020 do executivo camarário contempla a ampliação da capacidade instalada nas escolas públicas para as crianças em idade pré-escolar,

o que faz todo o sentido pois a necessidade e as famílias São-Brasenses assim o exigem.

Contudo o PSD de São Brás de Alportel não pode concordar com o facto da verba inscrita no orçamento se destinar, quase na sua totalidade, apenas às crianças a partir dos 3 anos de idade, salvando-se uma pequena verba para os «Vale+Natalidade» para crianças com idades inferiores a 3 anos.

Segundo os dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, São Brás de Alportel tem uma capacidade instalada para 142 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses, nas duas únicas instituições do concelho.

Segundo os dados do INE _ in Estatísticas de Nados-Vivos_ foram registadas em São Brás de Alportel 93 crianças em 2018, 90 crianças em 2017 e 85 crianças em 2016, o que perfaz um total de 268 crianças registadas em São Brás de Alportel durante este período. 

Face a estes números é evidente que a resposta do concelho terá de ser maior nesta área e o PSD de São Brás de Alportel exige que o executivo municipal tome medidas urgentes a curto/médio e longo prazo. A curto prazo o executivo deverá concentrar esforços no sentido de aumentar a capacidade instalada. A médio e longo prazo, em vez de se prever obras, que pouca utilidade terão, é fundamental projetar uma nova Creche em São Brás de Alportel e ampliar as existentes.

É urgente criar condições que promovam a natalidade, atuando igualmente no sentido de dar uma resposta social adequada às novas exigências. A estrutura familiar tem-se vindo a alterar gradualmente nos últimos anos e o apoio familiar também se alterou substancialmente, pelo que estes fatores têm originado mudanças significativas levando à procura de soluções complementares para os cuidados das crianças fora do espaço familiar, onde as creches assumem-se como fundamentais para o apoio à família e à criança, sendo um pilar fundamental para a harmonização entre a vida familiar e profissional dos Sambrasenses.

O PSD de São Brás de Alportel entende que têm de ser criadas condições que proporcionem o desenvolvimento e a valorização da família. Não podemos aceitar que mais de metade dos nossos bebés continuem a não ter lugar nas instalações do concelho. Esta situação tem graves impactos familiares, pois ao terminarem os períodos de licença de parentalidade, os pais devem ter soluções no concelho, pois só desta forma é que teremos um concelho atrativo e com a qualidade de vida familiar que todos desejamos.

É importante perceber que desde 2013 a capacidade no concelho tem vindo gradualmente a diminuir e, se em 2013 estavam cobertas 57,5% das necessidades, em 2017 a capacidade só cobriu 50,4% das necessidades, voltando a crescer para 53,0% em 2018, não devido ao aumento da capacidade, mas sim resultado da diminuição de nascimentos. 

Não é aceitável a falta de investimento em creches!

Como concelho do interior é importante perceber que o concelho poderá não ser atrativo para novas famílias se esta área não for devidamente acautelada. No entender do PSD/SBA é responsabilidade do executivo camarário promover o crescimento do concelho articulando esforços no sentido de criar as condições necessárias para um progresso sustentável em sintonia com as necessidades reais dos atuais munícipes e disponibilizando ainda um excedente que possa servir de incentivo à fixação de novas famílias que encontrem aqui as respostas que não têm nos seus concelhos de origem. 

Quando o senhor presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel afirma que o Orçamento Camarário de 2020 «coloca as famílias no centro das decisões, numa aposta na qualidade de vida e na sustentabilidade», gostava o PSD de São Brás de Alportel de ver essas palavras concretizadas com medidas e ações que, infelizmente, continuam a não existir.

Os Sambrasenses merecem mais, merecem melhor, e cuidar dos nossos bebés devia ser uma das maiores prioridades do município como forma de proporcionar uma melhor qualidade de vida familiar a quem aqui vive, tornando ainda o concelho atrativo para a fixação de novas famílias.

 

 

Por: PSD São Brás de Alportel