Esta iniciativa, considera inédita na região, materializa-se na criação de um espaço com cerca de 60 m2 dedicado à promoção integrada do Algarve, sob uma marca comum. A ação reforça uma estratégia assente em economias de escala e na cooperação intermunicipal, promovendo a racionalização de recursos e uma maior eficiência na gestão pública.
A crescente procura por parte do mercado espanhol – que já integra o top 5 dos principais mercados emissores para o Algarve – reforça a importância desta ação promocional dirigida, com potencial para gerar efeitos multiplicadores na economia local.
A participação na FITUR, segundo a APAL, assume particular relevância estratégica por três razões fundamentais, já que vai permitir a criação de um espaço privilegiado para reuniões B2B, facilitando a internacionalização das empresas do trade turístico algarvio, a divulgação das múltiplas valências do destino, incluindo sol e mar, golfe, turismo de natureza, turismo cultural, gastronomia e produtos endógenos, bem como uma ação coordenada em rede, que contribui para o aumento da notoriedade e da competitividade do destino no mercado ibérico.
No stand conjunto, para além da promoção dos territórios, serão apresentadas iniciativas municipais inovadoras e dinamizadas ações de degustação de produtos endógenos, valorizando os recursos locais e reforçando a identidade cultural da região.
Esta participação conjunta reflete uma visão estratégica de cooperação institucional, orientada para a eficiência na utilização de recursos públicos e para a maximização do retorno económico, tanto para os municípios envolvidos como para os agentes privados do setor.
Por Publituris




