Um total de nove tenistas portugueses avançaram para a segunda ronda do qualifying do Vale do Lobo Open, o ITF M25 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza na Vale do Lobo Tennis Academy entre os dias 10 e 17 de março. Esta segunda-feira, dia de jornada dupla, atuam 13 jogadores da casa e pelo menos quatro estarão na ronda de acesso.
Na quinta semana consecutiva de torneios internacionais masculinos na região algarvia, os primeiros vencedores em Vale do Lobo foram Daniel Batista (6-2 e 6-1 a Illia Stoliar), Duarte Trocado (6-2 e 6-1 contra Afonso Almeida) e Tomás Almeida (6-0 e 6-2 frente a João Barreto).
No decorrer da jornada ainda avançaram José Freitas (6-2 e 6-1 vs. David Gabor), que registou a primeira vitória da carreira no circuito internacional, Daniel Marincas (6-4 e 7-5 vs. Batiste Guerra), Diogo Marques (3-6, 7-5 e 10-6 sobre Vojtech Vlkovsky), Diogo Coelho (2-6, 6-3 e 11-9 a Peter Sychev), Guilherme Valdoleiros (6-1 e 6-4 sobre Miguel Simão) e Miguel Pereira Lopes (6-4 e 6-1 perante Francisco Oliveira).
Afonso Portugal, Ricardo Batista, Tomás Tenil e Júnior Ribeiro não conseguiram superar a eliminatória de estreia.
Esta segunda-feira, um total de 13 portugueses disputarão o acesso à terceira e última ronda do qualifying, que será disputada da parte da tarde. Destacam-se os encontros 100% lusos entre Gonçalo Falcão-José Freitas, Rodrigo Fernandes-Miguel Pereira Lopes, Francisco Rocha-Diogo Coelho e Martim Simões-Diogo Marques.
Depois de duas semanas em Vila Real de Santo António, uma em Faro e uma na Quinta do Lago, Vale do Lobo é o quinto local da região Algarvia a acolher um ITF M25 esta temporada.
Os últimos três foram ganhos por Jaime Faria (347.º classificado no ranking, mas já com a garantia de entrar pela primeira vez no top 300).
O jovem de 20 anos foi um dos dois portugueses a entrar diretamente no quadro principal de singulares, a par de Frederico Silva (355.º e ex-168.º), que regressa à competição pela primeira vez desde novembro. A eles juntaram-se, com wild cards, Duarte Vale (603.º), Tiago Pereira (735.º) e Pedro Araújo (865.º).
Media FPT