O novo balcão digital foi pensado para melhorar o contacto com a Segurança Social. E permite aos cidadãos e empresas relacionarem-se de forma interativa com a Segurança Social. É um serviço que está sempre disponível e pode ser acedido a partir de um computador, tablet ou smartphone.
Chama-se e-Clic e é o novo canal digital para quando precisas de contactar a Segurança Social. É através do e-Clic podes registar o teu contacto, acompanhar o tratamento dos teus pedidos e consultar todos os pedidos enviados.
Este apoio digital não permite contactar um assistente nem fazer marcações.
E-Clic online: como funciona?
Para utilizar o e-Clic basta teres acesso à Segurança Social Direta (SSD). Depois de iniciada a sessão, no menu superior do lado direito, irás encontrar uma secção chamada "Perfil" e clicando sobre a mesma, basta escolheres a opção "e-Clic - contactos".
Uma vez dentro do e-Clic vais encontrar vários tópicos de esclarecimento sobre os mais diversos temas relacionados com a Segurança Social (SS) e poderás ainda preencher um formulário para obter quaisquer esclarecimentos adicionais que necessites. O objetivo principal é facilitar a comunicação entre cidadãos/empresas e a própria segurança social, reunindo as mensagens num canal único impedindo assim que as mesmas se dispersem.
Segurança Social direta
Quais as vantagens do novo balcão digital?
O novo balcão digital vai permitir registar e acompanhar as mensagens ou pedidos de informação enviadas à SS. Podes perguntar, esclarecer ou reportar alguma situação sobre qualquer tema que esteja diretamente relacionado e seja tratado por esta entidade.
Dentro da categoria de temas podes tratar por exemplo, de temas relacionados com o subsídio de desemprego, bastando para tal, assinalar o tópico que mais se enquadra, colocar o assunto e o motivo, anexar documentos (se necessário) e submeter o pedido. No final, recebes a referência do pedido que te permitirá acompanhar o seu estado e consultar respostas ao mesmo.
Ainda este mês passará a ser possível interromper antecipadamente baixas médicas, sem necessidade de recorrer ao atendimento presencial. No próximo ano, a atribuição do abono de família será feita de forma automática.
O novo balcão digital resulta do programa de transição digital da Segurança Social, num investimento de 200 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem também como objetivos eliminar burocracias e aumentar a eficácia da proteção.
Por: Idealista