O novo cartão começará a ser emitido já a 10 de junho.
Após quase 17 anos desde o lançamento do Cartão de Cidadão, que substituiu o antigo Bilhete de Identidade, este documento entra agora numa nova era, mais moderna e mais digital.
O novo Cartão de Cidadão foi apresentado no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, no âmbito da apresentação da “Nova Geração de Serviços Públicos: + Próximos, + Ágeis, + Conectados”, e começa já a ser emitido a partir de 10 de junho, o dia em que se assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Contactless: o sistema que te irá facilitar a vida
Esta é uma das maiores novidades do novo documento de identificação português. Embora o cartão continue no formato físico, 50% das suas características passam a ser digitais. E o seu maior destaque é, seguramente, a tecnologia contactless.
Esta tecnologia já é bem conhecida de todos nós, sendo muito utilizada nos cartões bancários. Assim, basta que aproximes o teu novo Cartão de Cidadão de um terminal, seja do setor público ou privado, para que a informação do documento seja rapidamente disponibilizada.
Desta forma, deixará de ser necessária a utilização dos leitores de cartões, embora o cartão continue a ser compatível com os dispositivos de leitura antigos, sendo apenas necessária uma atualização do software disponibilizada pelo Estado português.
Estas novas funcionalidades digitais irão também permitir que os sistemas do Cartão de Cidadão e do Passaporte sejam compatíveis. Isto significa que quando fores renovar o teu Passaporte, ou fazê-lo pela primeira vez, não precisas de fornecer todos os teus dados pessoais, pois eles serão facilmente e rapidamente lidos.
Tecnologia à prova de falsificação
O teu futuro novo Cartão de Cidadão será um dos documentos de identidade mais seguros do mundo. De modo a mantê-lo em conformidade com a norma ICAO (International Civil Aviation Organization), a segurança foi o principal alvo do investimento.
No total, são mais de 30 elementos de segurança física, eletrónica e digital, que quase impossibilitam a sua falsificação. Esta aposta vai facilitar os processos de controlo e segurança das fronteiras.
Design inovador
As novidades no documento de identificação português passam também pela estética. O design será diferente, com as letras e a fotografia de rosto maior, e o chip passará para o verso.
E não te admires ao ver um novo Cartão de Cidadão pela primeira vez, porque quando dizemos que a fotografia será maior, ela será mesmo muito maior, ao ponto de ocupar cerca de um terço do cartão. O objetivo é melhorar a sua perceção e garantir que o documento pertence mesmo ao seu portador.
Uma outra novidade no visual deste cartão são os motivos e padrões presentes no empedrado artístico da calçada portuguesa, com inspiração principal no design do Mar Largo.
Um cartão de cidadão multifunções
e pensas que as novidades ficam por aqui, enganas-te. O teu novo documento de identificação não vai servir apenas para esse fim. Futuramente, poderás também usá-lo como título de transporte ou como bilhete eletrónico para espetáculos.
Além disso, vais igualmente poder usá-lo, por exemplo, num hospital, bastando apenas encostar o cartão para fazer o check in, ou noutro serviço que tenha esse tipo de máquinas, como nos serviços da Segurança Social e Finanças.
Novo Cartão de Cidadão a partir de 10 de junho: é obrigatório?
Não, a mudança para o novo documento de identificação não será obrigatória para quem tem este documento válido. Apenas terás o novo Cartão de Cidadão quando for altura de o renovares.
Relativamente a custos, até ao momento ainda não foram divulgados os valores desta alteração, sabendo-se apenas que o documento de identidade continua a ser gratuito para as crianças no seu primeiro ano de vida.
Idealista News