Este serviço pioneiro a realizar por uma Junta de Freguesia promete não apenas melhorar as condições de saneamento, mas também desempenhar um papel crucial na qualidade de vida da comunidade.
O nosso jornal foi conversar como o Presidente Francisco André Rodrigues, para perceber melhor os benefícios deste novo serviço prestado pela Junta de Freguesia de Salir.
VA- Francisco André, poderia partilhar mais detalhes sobre os benefícios que o serviço de limpeza de fossas sépticas trará para a população de Salir?
FA - O serviço de limpeza de fossas sépticas é de extrema importância para a freguesia de Salir uma vez que a grande maioria das habitações não está ligada à rede de saneamento básico. Embora a CML já tenha o serviço em questão, consideramos que dada a extensa área da freguesia e as suas caraterísticas era urgente implementar a limpeza de fossas sépticas de forma mais célere para evitar problemas de saúde publica e ambiental.
VA- Quais são os principais objetivos da Junta de Freguesia de Salir ao iniciar esse serviço pioneiro de limpeza de fossas sépticas?
FA – A Junta de Freguesia de Salir pretende primeiramente, promover e salvaguardar os interesses das populações da freguesia, em articulação com o município no domínio do ambiente e salubridade. É nossa pretensão assegurar junto da nossa população um serviço atempado e que resolva definitivamente uma problemática que se vinha a arrastar e intensificar há vários anos. Outro objetivo desta medida é colaborar ativamente com a Câmara Municipal de Loulé e diminuir os tempos de espera deste serviço, no concelho.
VA- Como a comunidade de Salir tem reagido ao início do serviço de limpeza de fossas sépticas? Há feedback ou reações específicas que gostaria de destacar?
FA – A população tem reagido muito positivamente a este novo serviço, refletindo-se num número crescente de pedidos de limpeza.
VA- Considerando a disponibilidade do serviço em locais não dotados de rede pública de saneamento básico, como a Junta de Freguesia de Salir planeia lidar com áreas mais remotas ou de difícil acesso?
FA – A Junta de Freguesia de Salir já possui equipamentos que dão resposta a situações mais complexas e delicadas, no entanto, continua a adquirir meios materiais para melhor servir junto das habitações com um acesso mais difícil ou localizadas em zonas mais complexas. Cada caso é analisado e procura-se a melhor solução para responder às necessidades especificas dos fregueses.
VA- Há planos futuros para expandir ou aprimorar o serviço de limpeza de fossas sépticas, considerando a experiência inicial?
FA – A Junta de Freguesia de Salir é a primeira Junta de Freguesia a implementar este serviço inovador e imprescindível para a população e que visa colmatar uma carência sentida pelos fregueses, não se prevendo atualmente a sua expansão, mas sim o seu melhoramento.
VA- Como os fregueses podem utilizar efetivamente esse serviço? Existem requisitos específicos ou orientações que eles devem seguir?
FA – Os fregueses deverão entrar em contacto com a Junta de Freguesia de Salir e fazer o requerimento a solicitar o serviço. O contacto poderá ser presencial, por telefone (289 489 119) ou email (secretaria@salir.pt).
VA- O serviço de limpeza de fossas sépticas está integrado a algum plano mais amplo de melhoria da infraestrutura de saneamento em Salir?
FA – O serviço de limpeza de fossas sépticas pretende dar resposta a um problema crónico no interior do nosso concelho. Sabemos que este serviço não é a resposta definitiva, nem a solução para a deficiente rede de saneamento básico na freguesia de Salir. Este serviço é a resposta possível e imediata da Junta de Freguesia de Salir, que continua a defender um maior investimento do Município de Loulé no saneamento básico e abastecimento de água no interior.
Os fregueses que necessitam do serviço deverão contactar a Junta de Freguesia de Salir através do número 289 489 119 ou e-mail secretaria@salir.pt
Por: Nathalie Dias