Embora a redução do número de explorações tenha atingido todos os tipos de atividade em 2020, os declínios em alguns tipos de explorações agrícolas “foram muito mais acentuados do que noutros; havia 2,6 milhões a menos de explorações mistas, 1,6 milhão a menos de explorações pecuárias e 900 mil a menos nas explorações especializadas em culturas”, adianta o Eurostat.
Em nota de imprensa, o Gabinete de Estatísticas da UE explica que as explorações podem ser classificadas de acordo com as atividades que dominam o seu rendimento agrícola. Algumas obtêm rendimento de diversas atividades (agricultura mista), enquanto outras obtêm rendimento principalmente de colheitas ou pecuária. A agricultura especializada refere-se a quando uma atividade responde por pelo menos dois terços da produção padrão total de uma exploração.
Quase três quintos (58%) de todas as explorações agrícolas em 2020 foram categorizadas como de cultivo especializado: pouco mais de um terço (34%) especializado em cultivo de campo, cerca de um quinto (22%) em cultivo permanente e uma pequena parcela (2%) na horticultura.
Um pouco mais de um quinto (22%) das explorações da UE eram pecuárias especializadas, sendo a especialização em lacticínios o tipo mais comum (5% de todas as explorações), seguida pela criação e engorda de bovinos, aves de capoeira e ovinos, caprinos e outros animais de pastagem (cada 4%).
Em 2020, pouco menos de um quinto (19%) de todas as explorações na UE eram mistas, o que significa que tinham várias culturas e/ou gado sem uma única atividade a representar pelo menos dois terços da produção padrão.
Algumas explorações (1% do total) não puderam ser classificadas porque são de subsistência por natureza ou porque produzem bens para os quais não é possível calcular uma produção padrão.
Explorações agrícolas especializadas dominam na UE
A mesma nota acrescenta que em 2020, pouco mais da metade (52%) da área agrícola utilizada da UE (SAU) encontra-se em explorações especializadas em culturas, com cerca de um terço (33%) em especializadas em pecuária e o restante em explorações mistas (15%). A nível nacional, a percentagem de SAU gerida por cada tipo de especialização está fortemente correlacionada com o número de explorações por tipo de especialização.
Em termos gerais, foram observadas altas proporções de explorações especializadas em cultivos em muitos países da Europa Oriental, como Bulgária (73%), Hungria (72%) e Roménia (67%), bem como em países mediterrâneos como a Grécia (74%), Malta (63%) e Croácia (61%). “Isto, muitas vezes, reflete as condições favoráveis para o cultivo de determinados tipos de cereais, frutas e/ou azeitonas”, frisa o Eurostat.
As explorações pecuárias especializadas foram mais relevantes em vários países do Noroeste da Europa, como o Luxemburgo (82% de todas as explorações), Irlanda (79%) e Holanda (58%).
Por: Agricultura e Mar