A XIa edição do Algarve Bike Challenge voltará a contar com um extenso e internacional pelotão composto por quase 1.000 atletas oriundos de 23 nacionalidades diferentes, daquela que é cada vez mais um dos eventos mais esperados do calendário europeu de eventos de mountain bike por etapas.
A cidade de Tavira voltará a servir de centro nevrálgico no fim de semana de 1 a 3 de março, onde serão recebidas cerca de 2.500 pessoas diretamente relacionadas com este evento desportivo, para o qual ainda existem algumas inscrições disponíveis. Um cenário muito atrativo para os adeptos do BTT, aliado ao tratamento único e requintado dado ao participante, com a possibilidade de ficar vários dias em hotéis de categoria superior, num ambiente de beleza natural e histórica ímpar que esta zona do Algarve oferece, fazem com que esta oferta de Turismo Desportivo proporcionado pela organização, seja um sucesso ano após ano.
 
TRÊS ETAPAS: PRÓLOGO NOTURNO URBANO E DUAS ETAPAS MARATONA BTT
 
As três etapas previstas para esta edição voltam a ser semelhantes às edições anteriores para uma prova que é realizada em duplas, distribuídas em sete categorias diferentes.
O centro histórico de Tavira volta a receber na sexta-feira, dia 1 de março, a etapa em contrarrelógio de 3 quilómetros, num percurso que fará as delícias dos adeptos e dos próprios atletas.
 
A segunda etapa, no sábado dia 2 de Março, tem um percurso de 85 quilómetros e pouco mais de 2.000 metros de desníveis acumulados em que se percorre parte da Serra do Caldeirão e da zona este da Serra de Tavira.
 
O terceiro e último dia que encerrará esta edição de 2024 será um pouco mais curto, com 68 quilómetros e 1.500 metros de desnível positivo, na sua maior parte pela zona característica do barrocal algarvio na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, uma local de excelência para a prática desta vertente do ciclismo.
Entre alguns dos seus ilustres participantes que já confirmaram presença no Algarve Bike Challenge estarão o vice-campeão olímpico de Atenas 2004, José Antonio Hermida; antigos vencedores de edições anteriores como Jesus Del Nero, Juan Pedro Trujillo, o atual campeão da Europa e do Mundo Master, Filipe Campos, o ex-campeão do mundo master David Vaz, o ex-atleta olímpico David Rosa, Renato Ferreira entre outros.