Com vista a criar condições para que o envelhecimento ativo e saudável seja uma realidade acessível a todos, o Município de Odemira é, desde 2024, a entidade enquadradora da USO – Universidade Sénior de Odemira.

A universidade sénior é uma resposta socioeducativa, que visa criar e dinamizar, regularmente, em regime informal, uma série de atividades num contexto de formação ao longo da vida.

A USO tem como objetivo promover um envelhecimento ativo, positivo e saudável através da participação em atividades sociais, culturais, científicas, desportivas, de convívio, capacitação digital e de lazer. É um projeto que surge para a ocupação de tempos livres dos indivíduos que se sintam motivados para a aprendizagem constante de diversas matérias, teóricas e práticas, a par do convívio.

A USO funciona em diversos espaços municipais: auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, Quintal da Música, Piscinas Municipais e numa sala cedida pela Santa Casa da Misericórdia de Odemira. Com um universo temático tão vasto como as Ciências das Coisas, Artes Manuais, Atividades Aquáticas, Teatro, Música, Informática, Línguas e outras, as aulas dirigem-se a todos os interessados com mais de 50 anos com vontade de aprender e conviver.

Mais informações podem ser obtidas junto da USO através dos contactos 283 320 900, 924 226 949, uso@cm-odemira.pt ou junto da Divisão de Inovação Social do Município