Autor de cinco livros, Condensação (2005), O Meu Irmão (Prémio LeYa 2014), Pão de Açúcar (Prémio Literário José Saramago 2019), Leva-me Contigo – Portugal a Pé pela Estrada Nacional 2 (2019) e o recém-publicado O Último Avô (2025), Afonso Reis Cabral confirma-se como uma das vozes mais marcantes da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra encontra-se traduzida em várias línguas, e o autor colabora regularmente com diversas publicações, sendo colunista do Jornal de Notícias e participante do programa da Antena 1 “Cinco à Quinta”. É ainda Presidente da Fundação Eça de Queiroz.
Em O Último Avô, romance poderoso, inventivo e inesperado, o autor mergulha na intimidade de três gerações de uma família marcada por perdas, conflitos e silêncios. O mistério em torno de um manuscrito destruído e a busca do protagonista pelas verdades escondidas na memória familiar compõem uma narrativa arrebatadora sobre herança, identidade e legado literário.
O encontro será moderado por Paulo Nóbrega Serra, doutorado em Literatura com a tese «O realismo mágico na obra de Lídia Jorge, João de Melo e Hélia Correia», e colaborador do suplemento Cultura.Sul e do Postal do Algarve (distribuídos com o Expresso no Algarve e disponíveis online); é também autor de vários artigos e capítulos na área dos estudos literários.
O encontro tem entrada livre e irá proporcionar uma conversa aberta com o autor sobre o processo criativo, os temas centrais da obra e o lugar de O Último Avô no seu percurso literário.
CM Faro





