Tradição de Cantar as Janeiras

Este fim-de-semana, dias 4 e 5 de janeiro, o Grupo de Cantares de Odeleite vai percorrer as povoações da freguesia com a iniciativa «Vamos Cantar as Janeiras». As Janeiras são cânticos conhecidos por traduzir o espírito desta quadra natalícia, o espírito de família, e é essa a mensagem que esta iniciativa pretende levar às povoações mais isoladas, proporcionando um momento de comunhão e de convívio. 

Aproveitando a realização do Mercadinho na Aldeia, dia 5 de janeiro, o Grupo irá também cantar as Janeiras na Casa de Odeleite, pelas 10h00, com a especial colaboração da Charola da Mesquita.

Simultaneamente, a iniciativa pretende reavivar esta tradição oral, um dos domínios mais ricos do Cancioneiro Popular Português e ainda com grande expressividade no Algarve, onde também são conhecidas como charolas. Nestes cantares encontramos todo o espírito popular e muita criatividade, onde se alternam loas religiosas com quadras populares de louvores e escárnios.

«Vamos Cantar as Janeiras» é uma iniciativa do Grupo de Cantares de Odeleite, Junta de Freguesia de Odeleite e Câmara Municipal de Castro Marim.

 

Por: CM Castro Marim