Nesta sua paragem a sul do projeto “Viagem a Portugal”, os viajantes do Teatro do Vestido procuram, como quem escava, num vasto território entre Santiago do Cacém e Odemira. Pessoas, nomes, histórias e objetos desfilam diante destes viajantes, que tornam tudo isso parte de um percurso que procura contar algumas das histórias de vida, das memórias e da geografia destes lugares. Como quem escava, e nesse escavar vai descobrindo mais e mais camadas, sem nunca chegar a bater no fundo, a chegar à rocha debaixo disto tudo. Quantas camadas precisamos escavar/ decapar até nos sentirmos parte de um território?
Nesta Viagem a Portugal do Teatro do Vestido, a viagem torna-se presença, inscrita na paisagem num espetáculo em percurso, fruto da relação de pesquisa e de permanência no terreno, e de criação de laços humanos, que nos permitam saber e conhecer histórias e poder recontá-las sob forma de teatro.
Os espetáculos estão agendados para os dias 11 e 12 de março, com início previsto para as 19.00 horas, junto ao parque de estacionamento atrás da GNR, em Odemira. Com a classificação etária para maiores de 12 anos de idade e uma duração de cerca de 4,30 horas. A atividade inclui viagem de autocarro e uma refeição ligeira. O valores dos bilhetes é de 7,00€ (preço único), disponíveis em lavraromar.bol.pt
A direção, texto e coordenação da investigação são de Joana Craveiro, com co-criação e interpretação de Estêvão Antunes, Francisco Madureira, Joana Craveiro, Mafalda Pereira, Tânia Guerreiro e Tozé Cunha, numa co-produção Lavrar o Mar e Teatro do Vestido. O espetáculo está inserido no Projeto Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes Além tejo, produzido pela Cooperativa Cultural Lavrar o Mar, com financiamento do Município de Odemira e de Santiago do Cacém, da Direção Geral das Artes e dos Programas Alentejo 2020 e Compete 2020.