Numa altura particularmente sensível para o país em termos de gestão dos recursos hídricos e de incêndios florestais, a 8ª edição do Seminário adapt.local, coorganizada em parceria com o Município de Odemira, tem nestes dois temas o seu principal foco, e contará com a presença ativa de vários oradores especialistas, os quais, juntamente com os responsáveis políticos e técnicos autárquicos de todo o país, abordarão e debaterão os desafios da gestão local da floresta e da gestão da água.
A abertura do seminário, às 10.00 horas, contará com a presença do anfitrião e Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, do Presidente da Direção da adapt.local e Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa. O Seminário contará no seu programa com uma mesa dedicada à “Adaptação climática e os desafios da gestão local da floresta” com a participação da Diretora Geral do Território, Fernanda Carmo, e dos autarcas dos Municípios de Silves, Monchique e Fundão. O painel subordinado à “Adaptação climática e os desafios da gestão da água” será composto pelas intervenções de especialistas de vários setores, que abordarão as diversas faces desta temática. A tarde do seminário será dedicada à realização de Workshops de Capacitação Técnica sobre “Eficiência Hídrica” e “Gestão da Paisagem e Risco Florestal”. A sessão de encerramento contará com a presença e as intervenções de José Pimenta Machado, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, de Sofia Ferreira, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da adapt.local e Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, e de Hernâni Dias, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento Território.
A programação do seminário pode ser consultada em www.adapt-local.pt e para participar todos interessados poderão fazer a inscrição on-line em: https://www.cm-odemira.pt/p/alteracoesclimaticas (inscrição gratuita, mas obrigatória).
No dia anterior ao seminário, 17 de outubro, decorrerá também em Odemira, a 7ª Assembleia Geral da Associação adapt.local, reunindo os seus associados do Continente e Ilhas – municípios, empresas, associações e instituições académicas – que abordarão as atividades da adapt.local realizadas ao longo de 2024 e escolherão o local de realização do próximo seminário anual adapt.local.25.