«Saúde Mental e Bem-estar no Idoso» é o mote da próxima sessão informativa do novo Projeto Saúde Mental 360º Algarve, promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e apoiado pela Fundação Belmiro de Azevedo, pelo Município de Faro e pelo Município de Olhão, enquadrada na atividade «Saúde mental em dia».

A sessão decorre no próximo dia 24 de janeiro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Olhão.  

Se por um lado, já havia, mesmo antes da pandemia, um maior risco de solidão e de isolamento por parte da população idosa, principalmente, dos mais vulneráveis em termos socioeconómicos, é importante refletir agora sobre as consequências que a pandemia trouxe à saúde mental e bem-estar do idoso e sobre o impacto da crise económica na qualidade de vida e bem-estar mental desta população mais vulnerável. 

A importância do autocuidado e da preservação da autonomia individual e quais os mecanismos de apoio social e serviços de saúde existentes para dar resposta às necessidades deste grupo populacional, serão alguns dos temas alvo de reflexão nesta sessão. 

Sabe-se que as doenças mentais, principalmente as não diagnosticadas e/ou tratadas incorretamente, constituem um fator de risco para os comportamentos suicidas. É importante, por isso, sensibilizar os participantes para o agravamento dos sentimentos de ansiedade e depressão no pós-pandemia, o que, por sua vez, pode ter tido impacto na saúde mental e potenciado alterações neurocognitivas, entre outras doenças. Por outro lado, é importante debater estratégias para mitigar este impacto e saber como detetar precocemente possíveis alterações à saúde mental individual. 

Ricardo Valente Santos, psicólogo do projeto Espaço Saúde 360º Algarve, orientará esta sessão, que permitirá a discussão e reflexão sobre o tema. 

“Este será um momento de partilha de ideias e uma conversa aberta sobre os sinais e sintomas que devemos observar, as causas, assim como estratégias para capacitar o cidadão para cuidar de si próprio e proteger a sua saúde mental”, afirma Ricardo Valente Santos.  

As sessões “Saúde mental em dia” pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde mental, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos. Para isso, contam com o apoio de profissionais de saúde e de associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a saúde mental junto da comunidade idosa do Algarve.  

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral.