A Unidade Controlo Costeiro (UCC) através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão, apreendeu, na madrugada de hoje, dia 20 de maio, 2600 quilos de berbigão «Cerastoderma edule» e 600 quilos de conquilha «Donax trunculus», tudo no valor de 11.800 euros, em Olhão.

No decorrer de uma ação de patrulhamento que visou a preservação de espécies marinhas, salvaguarda da fauna e flora das zonas costeiras, bem como a captura ilegal de bivalves na Ria Formosa, foram detetadas três embarcações e quatro homens, com idades entre os 35 e os 55 anos, a exercer a apanha de bivalves fora dos períodos diários legalmente fixados, compreendidos entre o nascer e o pôr-do-sol.

Fazendo uso dos meios marítimos da UCC os militares da Guarda, abordaram um grupo de pescadores, que ainda tentaram fugir ao aperceberem-se da sua chegada, mas foram intercetados na posse de 2600 quilos de berbigão. Para além de estarem a infringir o horário, também não tinham licença que lhes permitisse apanhar os bivalves.

Posteriormente, já durante a manhã do mesmo dia, foram fiscalizadas cinco embarcações de pesca profissional, empregues na atividade piscatória através da arte de arrasto, numa zona onde a captura de bivalves, de momento, se encontra interdita. Foram identificados mais cinco homens, com idades compreendidas entre os 25 e os 62 anos, e apreendidos 600 quilos de conquilha Donax trunculus,

Das duas ações resultou a elaboração de 12 autos de contraordenação, incorrendo os identificados em coimas que podem ascender aos 50.000 euros

Os bivalves apreendidos foram restituídos ao habitat natural.