Entre 1 e 28 de fevereiro, decorre o período de candidatura ao programa VAGABUNDAS – Residências Artísticas Mercedes Blasco 2026, uma iniciativa anual da Companhia Cepa Torta, com o apoio da Câmara Municipal de Mértola e em parceria com a Fundação Serrão Martins e Rua das Gaivotas 6, em Lisboa.

Dirigido a artistas portuguesas ou residentes em Portugal, das áreas do teatro e das artes performativas, o programa VAGABUNDAS tem como principal objetivo promover a criação artística no feminino, em articulação com práticas de descentralização cultural, particularmente em comunidades marcadas por fragilidades de desenvolvimento e processos de desertificação.

residência artística decorre na Mina de S. Domingos, em Mértola, entre 6 de abril e 6 de maio de 2026, e inclui um segundo momento de trabalho e apresentação pública em Lisboa, no espaço Rua das Gaivotas 6entre 7 e 9 de maio de 2026.

Serão selecionadas duas artistas, através de open call, por um júri constituído pelas artistas convidadas Catarina RequeijoLaura LopesInês Achando.

As candidaturas devem ser submetidas através de formulário online, disponibilizado no site da Companhia Cepa Torta a partir de 1 de fevereiro.

 

Regulamentohttps://www.cepatorta.org/residencias 
 

 

Mafalda Simões