Os cidadãos residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Odemira já podem votar nas propostas apresentadas para investimentos públicos no âmbito do processo do Orçamento Participativo (OP) Municipal e das Freguesias.
As 25 propostas aprovadas, de um total de 27 ideias submetidas, vão estar a votação até dia 30 de novembro.
 
A votação pode ser realizada através de SMS, na página online www.op.cm-odemira.pt, ou de forma presencial no Balcão Único do Município e em todas as Juntas de Freguesia.  Poderão votar todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos de idade, sendo que cada cidadão pode votar uma única vez.
 
As propostas em votação, de natureza material e imaterial, consistem em respostas específicas às necessidades das comunidades locais, para projetos culturais, educativos, desportivos, ambientais e sociais, bem como a beneficiação de espaços públicos e acessibilidades.
 
O Município compromete-se a integrar as propostas vencedoras no OP no Orçamento Municipal, no valor global de 300 mil euros, e a sua execução num período de 30 meses. Tendo em vista a coesão territorial, é garantida a implementação de pelo menos um projeto numa freguesia do concelho com menos de 1500 habitantes.
 
O Orçamento Participativo de Odemira tem por objetivo potenciar a participação dos cidadãos através de fatores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e oportunidade. Desde a sua implementação, em 2011, cerca de um terço da população do concelho de Odemira já participou neste processo e os projetos do OP são uma realidade por todo o concelho.
 
Para qualquer esclarecimento, está disponível a Linha Direta OP, através do número 283 320 938.