Em Portugal, esta efeméride ganha especial relevância perante o impacto crescente da perda auditiva na população.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 430 milhões de pessoas vivem com perda auditiva incapacitante, incluindo 34 milhões de crianças¹. Em Portugal, os dados do EuroTrak 2024 indicam que 10,1% da população refere dificuldades auditivas, número que sobe para 11,6% entre os maiores de 18 anos². Resultados anteriores do Inquérito Nacional de Saúde já mostravam prevalências elevadas em algumas regiões, como no Alentejo, com 11,0% nos homens e 9,5% nas mulheres³.
Os audiologistas são os profissionais de saúde responsáveis por avaliar a audição, detetar alterações precocemente e encontrar soluções que permitam manter a comunicação, a integração social e a qualidade de vida. Para além da adaptação de aparelhos auditivos, os audiologistas desempenham um papel fundamental na reabilitação auditiva como um processo integrado, assente num método científico, com tecnologia própria, onde também a humanidade, a gentileza e o acompanhamento contínuo são fundamentais para o seu sucesso.
“A perda auditiva continua a ser desvalorizada e muitas vezes encarada como uma consequência natural do envelhecimento. O papel do audiologista é mostrar que existem soluções eficazes para manter a comunicação e a vida social ativas, em qualquer idade”, sublinha Emilio Martano, Director-Geral da Minisom.
A Minisom associa-se a esta efeméride para valorizar o trabalho dos audiologistas e sensibilizar a população para a importância de cuidar da saúde auditiva, naquela que é a sua missão e a dos seus profissionais: melhorar a qualidade de vida das pessoas, que se renova a cada dia e se concretiza através do conhecimento audiológico, da inovação tecnológica e, acima de tudo, da empatia e do cuidado. A Minisom oferece exames auditivos gratuitos, realizados por profissionais de saúde credenciados, em todos os seus Centros Auditivos em Portugal, devidamente registados na Entidade Reguladora da Saúde.
Fontes
¹ Organização Mundial da Saúde – Deafness and hearing loss. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/deafness-and-hearing-loss
² EuroTrak Portugal 2024 – HearingYou. Disponível em: https://hearingyou.org/research/eurotrak-portugal-2024
³ Inquérito Nacional de Saúde (Portugal) – Hearing loss prevalence and risk factors in Portugal. PubMed. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19686622
LPM