O Município de Ourique continua a concretizar soluções e respostas para os desafios colocados pela pandemia da COVID-19 aos cidadãos e à comunidade.

Depois de ter mantido o fornecimento domiciliário de refeições escolares a quem a elas já acedia na escola, de ter criado um serviço de apoio às necessidades exteriores da população sénior (compras e farmácia) e de ter assegurado a realização de testes de despistagem (com efetivação prevista para a última semana de Abril)  a todos os utentes dos equipamentos sociais do concelho com maior experiência de vida, o Município de Ourique em articulação com a comunidade educativa adquiriu e inicia a entrega a partir de hoje,  a título de empréstimo 73 tablets e 43 routers aos alunos que não dispõem de equipamentos fundamentais para o acesso aos conteúdos pedagógicos do ensino à distância.

O atual contexto pandémico colocou uma série de desafios à comunidade educativa, que, dentro das condicionantes, têm estado a ser respondidos com os ajustamentos determinados pelo confinamento, a bem da prevenção, da contenção e da saúde pública.

O início do 3º período, com uma forte componente de ensino à distância, colocou aos alunos, às famílias e à comunidade, o desafio do acesso dos estudantes aos suportes tecnológicos e de comunicação essenciais para a sua concretização.

Este investimento municipal é um contributo decisivo para assegurar condições básicas de igualdade no acesso aos conteúdos educativos.

O Município de Ourique agradece o esforço de ajustamento às novas realidades e rotinas que está a ser realizado por toda a comunidade educativa, num importante sinal de capacidade de adaptação às novas realidades e de resiliência.

Em conjunto com a comunidade educativa e com o governo, o Município de Ourique continuará a acompanhar a situação, quer a partir das soluções dos apoios sociais do município, quer através do anúncio governamental do reforço dos meios digitais no próximo ano letivo.

 

Por: Município de Ourique