O Município de Ourique, sintonizado com o esforço europeu de resposta humanitária, acolheu, desde as últimas semanas, um conjunto de três núcleos familiares, compostos por três mulheres e 4 crianças entre os 3 e os 8 anos, gerando condições de acolhimento através da disponibilização de alojamento, de alimentação, de cuidados de saúde, de documentação e de educação, num esforço de integração articulado com o Alto Comissariado para as Migrações.
Ourique é uma comunidade e um território que sabe acolher, receber e integrar em tempo de normalidade. Por maioria de razão, perante a desgraça de uma guerra sem sentido, com impactos diretos e indiretos que afetam milhões de pessoas, Ourique disse e dirá presente, procurando responder a mais esta emergência e criar as condições mínimas de conforto para quem foi forçado a abandonar a sua terra, as suas rotinas, os familiares e amigos.
O Município de Ourique reafirma a sua solidariedade com o povo ucraniano, com o seu direito a viver em paz, no seu território, no quadro do Direito Internacional e dos mais básicos padrões civilizacionais.
A guerra nunca é a solução. Esta guerra não tem nenhuma justificação ou atenuante.