Quem é proprietário de uma habitação, terreno ou qualquer outro imóvel tem de estar atento aos prazos de pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI). O calendário de pagamentos do IMI arrancou em maio e pode arrastar-se até novembro. Tudo depende do montante de imposto a pagar.
Este é calendário de prazos de pagamento do IMI consoante os valores a pagar, segundo recordou recentemente a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT):
- Maio: para prestações únicas para imposto igual ou inferior a 100 euros;
- Maio e novembro: duas prestações para IMI superior a 100 euros e inferior a 500 euros;
- Maio, agosto e novembro: três prestações para imposto igual ou superior a 500 euros.
As prestações do IMI devem ser pagas até ao último dia de cada mês. Para fazê-lo, basta consultar os dados de pagamento indicados na nota de cobrança enviada por correio pela AT. Esta informação também está disponível no Portal das Finanças.
E quem tem de pagar um IMI superior a 100 euros, também pode efetuar o pagamento uma só vez? Sim. “Na nota de cobrança da primeira prestação encontram-se duas referências, uma diz respeito à primeira prestação e a outra à totalidade do imposto”, esclarece a AT numa nota no Instagram.
Esta informação também está disponível no Portal das Finanças, após Iniciar Sessão, no menu lateral: Pagamentos>Pagamentos a Decorrer.
Assim, os proprietários têm de possibilidade de efetuar o pagamento total do IMI na liquidação de maio.
Idealista News