A World Tourism Organization caracteriza como este segmento como
- tendo um perfil de consumo que se traduz numa maior disponibilidade financeira e em padrões de gastos acima da média;
- que tende a viajar com maior frequência e que habitualmente garante taxas de permanência mais elevadas;
Portugal procura posicionar-se ao lado de outros destinos turísticos como Espanha, França, Holanda ou Brasil, onde este segmento é altamente disputado e valorizado;
O Europride, o maior evento anual do orgulho das entidades LGBTI+ que acontece desde 1992 em diferentes cidades Europeias e terá lugar em Lisboa em 2025 entre os dias 14 a 21 de junho;
O EuroPride deverá ter um impacto econômico maior do que a Web Summit ou a Eurovisão, eventos que Lisboa também acolheu;
- Em toda a região do Alentejo existe apenas uma única empresa ligada à Associação de Comércio e Turismo LGBTI+;
A simpatia gay está relacionada à apreciação positiva por parte de todos os turistas
Comunicar e posicionar Portugal como um mercado LGBTI+ "friendly” é determinante de forma a fomentar e desenvolver uma oferta turística cada vez mais abrangente, inclusiva e aberta à diversidade, quebrando preconceitos.
Em Portugal "há quase um bloqueio em trabalhar para o segmento LGBTI e é nossa intenção desbloquear essas mentalidades” diz Diogo Vieira da Silva da Associação Variações.
Fundada em 2018, a Variações – Associação de Comércio e Turismo LGTI de Portugal reúne mais de 60 empresas sobre a forma de Associação Empresarial sem fins lucrativos que apoia o empoderamento económico da comunidade LGBTI em Portugal.
É sabido que reestruturar a oferta turística significa também a valorização turística do interior do país mas curiosamente, em toda a região do Alentejo existe apenas uma única empresa associada à Associação de Comércio e Turismo LGTI - Chama-se Herdade Foz da Represa.
Esta jovem “start-up” localiza-se em Mértola e actualmente desenvolve actividades de animação turística nomeadamente experiências vínicas e de outros produtos endógenos/regionais.
A grande aposta e factor de diferenciação da HFR - Wine Experiences é a qualidade de todos os produtos e serviços que disponibiliza aos seus clientes - “sabemos que muitos dos nossos potenciais clientes visitam Portugal (e a região) pela primeira vez pelo que fazemos questão de apresentar o melhor, mais exclusivo e especial”… “de certa forma somos embaixadores da região e é nossa missão apresentar a quem nos visita a Excelência deste território”.
Já relativamente à sua vertente LGBTI+, consideram importante existir um espaço que possa acolher TODOS, independentemente da sua orientação sexual, idade, etnia, crença, etc…
Apesar de não trabalhar para uma audiência exclusivamente LGBTI+ é notório que mesmo neste território de baixa densidade e interior, existe mercado e uma audiência que anseia por um espaço que possa desfrutar - “já houve casos de pessoas que se deslocaram 70, 80, 90 km apenas para conhecer o espaço e o que fazíamos”.
Para quem trabalha com o segmento LGBTI+ já não basta dizer que existimos e que estamos disponíveis para receber, há que proativamente demonstrar que são bem-vindos e ser verdadeiramente hospitaleiro.
Vivemos hoje num mundo multicultural e plural, não chega ser tolerante, é fundamental compreender que todos somos diferentes e que essas diferenças nos unem mais do que nos separam.
Por último é também importante que se compreendam as oportunidades e valor acrescentado que este segmento pode gerar para uma multiplicidade de outras empresas e negócios locais e regionais.