PAN/Albufeira pede esclarecimentos à Câmara Municipal sobre a falta de higiene no recinto da feira quinzenal.

No passado dia 6 de Novembro, o PAN/Albufeira fez chegar um pedido de esclarecimentos à Câmara Municipal sobre a ausência de fiscalização prevista no regulamento municipal no que respeita ao lixo deixado no recinto da feira quinzenal de Albufeira, no sentido de perceber qual o motivo da perpetuação deste cenário.

Apesar de existir um regulamento municipal, o recinto onde é realizada a feira de Albufeira, a cada evento produz uma quantidade substancial de lixo, onde os plásticos assumem um lugar de destaque.

De acordo com o artigo 45o do regulamento de atividades de comércio, retalho, restauração e bebidas não sedentárias, correspondente às «Proibições» verifica-se que é proibido «Lançar ao solo quaisquer desperdícios, restos, lixos ou outros suscetíveis de pejarem ou conspurcarem a via pública». Como tal torna-se necessário perceber o que está por detrás deste cenário, nomeadamente o motivo da não aplicação do regulamento, pelo menos no que se refere à higiene do local como também averiguar se a recolha do lixo, por parte da câmara municipal, tem sido sujeita à devida separação de resíduos e colocação nos respetivos ecopontos ou encaminhada para o aterro.

No pedido de esclarecimentos, o PAN pede ainda medidas para garantir uma conduta em conformidade com o regulamento municipal, nomeadamente a colocação de contentores de separação de resíduos no recinto para sensibilizar os comerciantes e promover a correta separação dos resíduos recicláveis.

«Numa altura em que tanto se fala na redução do plástico, inclusive no município de Albufeira através de campanhas realizadas pelas juntas de freguesia, é importante tomar medidas que garantam, tanto o cumprimento das normas municipais como a educação para uma cidadania mais verde e mais sensível às causas ambientais», afirma Vera Belchior, deputada do PAN na Assembleia Municipal de Albufeira.

 

Por: PAN