A Paróquia de Monte Gordo promove uma conferência sobre o «Lugar da Igreja face aos desafios socioeconómicos hodiernos».

Proferida por Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social, terá lugar no próximo dia 22 de novembro, pelas 21h15, no Salão Paroquial.

O Papa Francisco tem alertado a Igreja para a complexidade do nosso tempo histórico e para a necessidade de esta estar presente para acudir a todos, de forma especial os frágeis e descartados, como são os mais pobres. Tal alerta está presente em vários documentos fundamentais da Igreja e deste papado, apontando o Santo Padre para a necessidade de uma economia respeitadora do ser humano e para a existência de uma ecologia integral, que comtempla, precisamente, as vertentes social e económica da vida em sociedade.

Francisco Assis elucidará todos os presentes sobre os principais desafios sociais e económicos que estamos a viver, para podermos levar a sério o pensamento do Papa Bento XVI na carta encíclica Caritas in Veritate: «A Igreja não tem soluções técnicas para oferecer e não pretende de modo algum imiscuir-se na política dos Estados, mas tem uma missão ao serviço da verdade para cumprir, em todo o tempo e contingência, a favor de uma sociedade à medida do homem, da sua dignidade, da sua vocação».

Esta iniciativa é aberta a todos. Para mais informações, contactar o Pároco: taepereira@gmail.com.

Recordamos que «o Conselho Económico e Social é um órgão constitucional de consulta e concertação social, que tem como principais objetivos a promoção da participação dos agentes económicos e sociais nos processos de tomada de decisão dos órgãos de soberania, no âmbito de matérias socioeconómicas, sendo, por excelência, o espaço de diálogo entre o Governo, os Parceiros Sociais e restantes representantes da sociedade civil organizada». Francisco Assis foi eleito Presidente do Conselho Económico e Social a 10 de julho de 2020, pela Assembleia da República e seria reeleito a 29 de abril de 2022.

Por Diocese do Algarve