A sessão contará com a presença especial do Secretário-Geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, que vem a Silves manifestar o seu apoio e confiança nesta candidatura.
Além da candidata à Câmara Municipal, serão apresentados publicamente:
- Candidata à Presidência da Assembleia Municipal: Paula Teixeira, 49 anos, Engenheira do Ambiente, a exercer funções de Técnica Superior, na Câmara Municipal de Silves.
Cabeças de Lista às Freguesias do Concelho de Silves:
- Silves – Hilário Mestre, 63 anos, Funcionário Público.
- São Bartolomeu de Messines – Luís Silva, 48 anos, Bombeiro Profissional.
- Armação de Pêra – Mário Nobre de Oliveira, 67 anos, Professor Aposentado.
- Alcantarilha – Jorge Silva, 56 anos, Bancário.
- Pêra – Mónica Neves, 55 anos, Esteticista.
- Algoz – Nelson Marques, 41 anos, Assistente Técnico
- Tunes – Justina Capela, 48 anos, Contabilista Certificada.
- São Marcos da Serra – Telma Ramos, 50 anos, Funcionária Pública.
A candidatura “Novo Rumo” apresenta um programa eleitoral inovador e mobilizador, que coloca as pessoas no centro da ação política e aposta na modernização do concelho. Entre as prioridades destacam-se:
- Educação e Juventude: requalificação das escolas, Universidade Sénior, Orçamento Participativo Jovem e apoio às famílias com vales escolares, aquisição dos cadernos de fichas (acompanham os manuais escolares) para todos os alunos até ao ensino secundário.
- Habitação Acessível: Fundo Municipal de Arrendamento Jovem, construção de habitação a custo controlado, reabilitação de casas devolutas a custos controlados.
- Coesão Social: reforço do apoio domiciliário, incentivo à natalidade e apoio efetivo aos cuidadores informais.
- Sustentabilidade e Transição Energética: comunidades de energia renovável, incentivos à eficiência energética e parques solares municipais.
- Defesa do Rio Arade: projeto estruturante de reabilitação e valorização do rio como eixo de desenvolvimento ambiental, social e económico.
- Mobilidade: criação de uma rede municipal de transporte urbano, rede de ciclovias e melhoria da rede viária.
- Criação de terminais rodoviários em Silves e Armação de Pêra
- Desporto e Cultura: novos parques desportivos municipais, construção de uma infra-estrutura polivalente (auditório, sala da cultura, anfiteatro), e o programa “Cultura+Perto” em todas as freguesias.
- Reforçar e apoiar as colectividades: através da criação do Observatório do Associativismo, do reforço do apoio financeiro e garantir a proximidade com o as colectividades e instituições do concelho, porque estas são forças vivas quem mantém o tecido desportivo, social e cultural ativo no concelho.
- Mais proximidade do munícipe: através do reforço de meios para as freguesias e aposta numa gestão participada, transparente e digital.
- A valorização e auscultação dos trabalhadores da Autarquia: por forma a termos uma Câmara mais eficiente e próxima, com equipas motivadas e respeitadas por todos.
- Criar uma relação de proximidade e convergência: com todos os aqueles que trabalhem directamente e/ou indirectamente, com a Câmara Municipal e com todos os seus serviços, quer sejam, parceiros, entidades, munícipes ou qualquer tipo de organismo público/privado.
Esta apresentação marca o arranque público da candidatura do PS a todos os órgãos autárquicos do concelho, afirmando uma equipa coesa, renovada e com provas dadas de proximidade às populações, preparada para construir um futuro mais sustentável, solidário e dinâmico para Silves.
É uma candidatura liderada por igual número de mulheres e homens, aliás em 10 candidaturas – Câmara Municipal, Assembleia Municipal e 8 Juntas de Freguesia – podemos ver que, houve o cuidado de manter a paridade, há 5 candidaturas lideradas por Mulheres e 5 candidaturas lideradas por Homens. É uma candidatura para todos e com todos.
Silves precisa de um Novo Rumo, e esta candidatura representa um compromisso claro com o eleitorado Silvense: mais desenvolvimento, mais oportunidades e uma governação mais próxima das pessoas e para as pessoas.
A Coordenação da Candidatura do PS Silves
João Sebastião