O PCP marcou presença na ação promovida pelos trabalhadores da cultura que teve lugar em Faro, Lisboa e Porto.

Junto ao Teatro Lethes, numa iniciativa promovida pelo CENA/STE que reuniu dezenas de artistas, técnicos, produtores, empresários e agentes/estruturas da cultura ouviram-se as reivindicações deste sector que, no Algarve, abrange milhares de pessoas, muitas das quais ficaram sem qualquer rendimento.

Por intermédio de Carina Infante Carmo, membro da Comissão Concelhia de Faro, o PCP manifestou a sua solidariedade tendo deixado aos presentes a seguinte mensagem:   

“O surto epidémico do Covid-19 pôs a nu a devastadora precariedade laboral e desproteção social que atinge fortemente os trabalhadores da cultura, do espetáculo e do audiovisual.

Subitamente e sem fim à vista, milhares de artistas, criadores, técnicos viram canceladas as suas vidas e os seus meios de subsistência, sem que o Estado os apoie devidamente nesta circunstância. Este é um problema que o PCP tem acompanhado de perto, inclusive com iniciativa legislativa na AR, prontamente chumbada pelo PS e toda a direita.

Vimos aqui prestar solidariedade a esta manifestação organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos- Cena-STE que traz para a rua a denúncia e a luta destes profissionais, também atingidos aqui no Algarve, cuja atividade económica é marcada pela sazonalidade.

Defendemos um apoio social urgente aos trabalhadores desta área numa situação particularmente aguda de crise e uma política bem diferente que altere as relações de trabalho e aposte no investimento público, a começar pelo Orçamento do Estado. Daí a justíssima reivindicação de 1% para a cultura.

Para nós, PCP, a democracia só é plena se incluir a democracia cultural, nas dimensões de criação e fruição. Se estas atividades são intermitentes e efémeras por natureza, a verdade é que é no espetáculo, no audiovisual, nas artes, na cultura que radica o que de há mais perene e poderoso: a capacidade de alargar as possibilidades do humano, a imaginação que cria outras formas de pensarmos e organizarmos o mundo.”

 

O Secretariado da Direção da Organização Regional do Algarve do PCP