A ponte internacional do Guadiana vai ser no sábado temporariamente rebatizada em homenagem ao antigo presidente sul-africano Nelson Mandela, no âmbito das comemorações que assinalam o dia do seu nascimento, anunciou hoje a Câmara de Castro Marim.

A Câmara de Castro Marim, que tem no seu território a ponte entre o Algarve e a região espanhola da Andaluzia, explicou que o dia do nascimento de Nelson Mandela (18 de julho), em 1918, “foi reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2009, como o Dia Internacional Nelson Mandela” e que o município “está no roteiro das celebrações”, com uma cerimónia que vai rebatizar a ponte, por um dia, pelas 10:00.

Nelson Madela notabilizou-se a combater o sistema segregacionista da África do Sul e esteve décadas preso, antes de ser libertado e de se ter convertido no primeiro presidente negro desse país. Conquistou o prémio Nobel da Paz em 1993.

O antigo chefe de Estado vai assim ser homenageado também na localidade algarvia, que se associa à “renomeação, por um dia, de pontes em todo o mundo como ‘Ponte Mandela’”, acrescentou a autarquia num comunicado.

“A cerimónia está marcada para as 10:00, junto à antiga casa da Alfândega, por baixo da ponte. Presentes vão estar representantes de diversas entidades, nomeadamente da Universidade do Algarve, do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM), das três autarquias transfronteiriças [Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte], do Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária, entre outros”, anunciou.

O município do distrito de Faro considerou que, “em tempos de pandemia”, foi percetível qual é “a importância das fronteiras” e do estabelecimento de “novas pontes de diálogo e de contactos”, para os quais “não há exemplo mais encorajador que a história do ‘estadista mais amado do mundo’”.

“Como todas as pontes, sejam físicas ou simbólicas, a Ponte Internacional do Guadiana, construída há 29 anos, mudou estruturalmente as relações da comunidade. O sul de Portugal e o sul de Espanha ficaram mais perto do que nunca, incrementaram-se as relações sociais e culturais entre habitantes dos dois lados da fronteira, estreitaram-se os laços, aproximaram-se os idiomas e o desenvolvimento económico do território do Baixo Guadiana foi notório”, exemplificou a câmara algarvia.

A mesma fonte sublinhou que a efeméride vai também ser assinalada com uma “conferência digital mundial - E-Congresso Mundial Pontes MandelaSummit - que reúne mais de 30 países em todo o mundo”.

Entre os oradores que vão participar nesta conferência estão, elencou o município, “José Ramos Horta (ex-presidente de Timor-Leste e laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1996), Muhammad Yunus (Bangladesh, laureado com o Prémio Nobel da Paz em 2006), Kailash Satyarthi (Índia, laureado com o Prémio Nobel da Paz em 2014), Sua Alteza Real a Princesa Rym Ali da Jordânia, Carlos Moedas (ex-comissário europeu e membro do Conselho da Fundação Calouste Gulbenkian), entre muitos outros”.

“É uma reflexão e, sobretudo, uma homenagem da Ubuntu Global Network a Nelson Mandela, o humanista, o defensor dos Direitos Humanos, o promotor da reconciliação entre os povos e o construtor de pontes, reconhecido por unir ‘margens’ difíceis, inspirando e dando lugar a uma sociedade mais colaborativa, mais humana e interdependente”, referiu ainda a autarquia.

 

Por: Lusa