Comemoramos hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente e defendemos todas as iniciativas que visem a sua proteção e preservação com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida para todos nós.

Infelizmente para o concelho de Loulé, a Câmara Municipal perdeu durante o ano de 2019 a atribuição da Bandeira ECO XXI, um galardão ambiental que esteve hasteado no edifício do Município desde 2008 e que foi atribuído pela primeira vez com a então gestão social-democrata, reconhecendo a excelência dos 21 indicadores de sustentabilidade local e ambiental (ver https://ecoxxi.abae.pt/municipios/municipios-ecoxxi-2019/).

Desde sempre o atual presidente da autarquia defendeu o ambiente como uma das suas principais apostas. Foi uma das suas grandes bandeiras eleitorais, empunhada nos quatro cantos do concelho. Que agora, pelos vistos, estará a meia-haste, ou nem isso sequer...

É que, no mesmo ano de 2019 em que o município perdeu a Banderia Eco XXI, o executivo liderado por Vítor Aleixo abandonou à devastação da seca milhares de árvores plantadas por escolas e grupos voluntários num terreno municipal localizado junto da EN270, no sitio da Rocha de Monprolé, na Freguesia de São Sebastião. A iniciativa da plantação contou, obviamente, com uma grande projeção mediática. Foi um dia em cheio, com dezenas de voluntários, presidente da câmara, vereadores, um corropio de gente e solenidade.

Só que depois foi o que se viu – e que está à vista de todos: as árvores secaram, foram literalmente esquecidas e um projeto que contou com tantas caras sorridentes em centenas de fotografias multiplicadas até à exaustão na imprensa e nas redes sociais foi, misteriosamente, abandonado.

Conseguiram inclusive a proeza de gastar mais dinheiro público em propaganda pessoal e na promoção da iniciativa do que na rega e manutenção das árvores plantadas, que constituem hoje um cenário desolador. Um exemplo claro da habitual pompa e circunstância socialista, que depois resulta numa mão cheia de nada...

Fruto desta e necessariamente de outras “escorregadelas”, lá se foi um galardão que o município ostentou com natural orgulho por mais de uma década. Porque no fundo é esta a realidade: um continuado desleixo e incompetência da Câmara Municipal de Loulé na gestão ambiental. Só não vê quem não quer, são vários os exemplos que se multiplicam em todo o concelho, que preocupam e muito a população, preocupação essa que nós também partilhamos.

E é por isso que, nestas e noutras áreas, o dizemos com clareza: Queremos um melhor Concelho! 

 

PSD/Loulé