Escolas e instituições de solidariedade social do concelho de Portimão, no Algarve, aderiram hoje ao ‘Prato Certo’, um projeto itinerante de educação alimentar que pretende dinamizar hábitos para uma alimentação saudável e económica.

Ao abrigo do projeto-piloto vão ser desenvolvidas ações nas escolas e instituições de Portimão através de uma Unidade Móvel de Educação Alimentar, uma espécie de cozinha itinerante gerida pela associação In Loco – promotora do projeto - e que engloba nutricionistas, chefes de cozinha e educadores.

De acordo com o presidente da associação, Artur Gregório, o equipamento sobre rodas, único no país, “pretende levar à comunidade as ideias e instrumentos para que as pessoas façam escolhas alimentares fundamentais para uma alimentação saudável e económica”.

“O que se pretende é mudar o paradigma da alimentação e que as pessoas voltem a aprender a ter uma alimentação saudável e a terem uma visão do prato certo”, sublinhou, durante a sessão de apresentação do projeto, que hoje decorreu em Portimão.

O projeto ‘O Prato Certo’ é desenvolvido pela associação In Loco em parceria com a Universidade do Algarve, Administração Regional de Saúde, Associação de Municípios do Algarve e Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social.

O protocolo para a implementação das ações de educação alimentar nas escolas e instituições de solidariedade social do concelho de Portimão, no distrito de Faro, foi hoje assinado entre as diversas entidades e a associação In Loco.

Ao intervir na sessão, a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, considerou que a alimentação saudável “é cada vez uma preocupação no dia-a-dia da população”, defendendo “que deve ser na escola que se devem ensinar as boas escolhas à mesa”.

“Sabemos como o tempo hoje é limitado para os pais e as crianças são, certamente, um fator de dinamização para a escolha de uma alimentação equilibrada e saudável. É dentro das escolas que se devem preparar as ementas saudáveis”, apontou.

Para a autarca, os municípios têm responsabilidade na educação e transmissão dos valores, “daí a preocupação da Câmara de Portimão em aderir ao projeto-piloto de forma a contribuir para melhorar a saúde dos jovens”.

Na opinião de Artur Gregório, o objetivo do projeto “é chegar mais perto das pessoas este ano, desmistificar mitos e voltar a aproximar as pessoas de uma alimentação equilibrada e de qualidade, através de exemplos práticos confecionados no local, privilegiando os princípios da Dieta Mediterrânica”.

Segundo aquele responsável, 13 dos 16 municípios do Algarve já aderiram ao projeto, estando previstas mais de 80 ações de informação, sensibilização e educação alimentar, até ao final do ano por toda a região algarvia.

Por: Lusa